Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8572
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Dalbianco, Vinicius Piccin-
dc.creatorBelmonte, Annayana Soares-
dc.date.accessioned2023-08-09T21:51:17Z-
dc.date.available2023-07-21-
dc.date.available2023-08-09T21:51:17Z-
dc.date.issued2023-07-04-
dc.identifier.citationBELMONTE, Annayana Soares. A inclusão de estudantes especiais na educação básica. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8572-
dc.description.abstractThe present work explores considerations about inclusive education in a school in the city of ITAQUI-RS. To do this, reflect on the challenges and perspectives of including students with disabilities in regular classrooms to understand the importance of inclusion today. It is noticed that there is a veiled exclusion, very common in our society, so we must debate the theme in search of a consistent process where inclusion really takes place. A bibliographic review on the subject and a field research at the school in question were carried out. Through observations in the school's classroom, it became clear that there is much to be done to effectively include special students. In the research, it was visible that teachers who do not make the inclusion in the classroom with the other students, always doing different classes for each of these groups of students, the so-called normal and the special student. The work becomes academically relevant since inclusive education has proved to be extremely important for children, adolescents and adults with specific educational needs to develop skills and abilities to be used in their daily lives. The inclusive education law in Brazil required the adaptation of the curriculum to new pedagogical methods and pedagogical practices. However, in some contexts there is no possibility of inclusion, as teachers carry out different activities, both for so-called normal students and for students with special needs. In this research, I observed that there is no participation of the class as a whole, but the separation between the students in the classroom, this makes it possible for the inclusion among the students not to occur, since there were no activities that are worked together, making the so called expected inclusion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPessoa Portadora de Necessidades Especiaispt_BR
dc.subjectEscola e inclusãopt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectPerson with Special Needspt_BR
dc.subjectSchool and inclusionpt_BR
dc.titleA inclusão de estudantes especiais na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeThe inclusion of special students in basic educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9157172172977128pt_BR
dc.contributor.referee1Dalbianco, Vinicius Piccin-
dc.contributor.referee2Coracini, Sandra Regina-
dc.contributor.referee3Kehler, Gabriel dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3370111653429241pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3081658219182183pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9157172172977128pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho explorar considerações acerca da educação inclusiva em uma escola do município de ITAQUI-RS. Para isso, realizar uma reflexão sobre os desafios e as perspectivas da inclusão de alunos com deficiência em salas de aulas regulares para entendermos a importância da inclusão nos dias de hoje. Percebe-se que existe uma exclusão velada, muito comum em nossa sociedade, por isso devemos debater o tema em busca de um processo consistente onde se efetive realmente a inclusão. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema e uma pesquisa de campo na escola em questão. Por meio de observações em sala de aula da escola, ficou evidenciado que há muito a se fazer para que seja efetivada, de fato, a inclusão de alunos especiais. Na pesquisa, ficou visível que professores que não fazem a inclusão na sala de aula com os demais alunos, fazendo sempre aulas diferenciadas para cada um desses grupos de alunos, os ditos normais e o aluno especial. O trabalho se faz relevante academicamente uma vez que a educação inclusiva tem se revelado de extrema importância para que as crianças, adolescentes e adultos com necessidades educacionais específicas desenvolvam competências e habilidades a serem utilizadas em seu cotidiano. A lei de educação inclusiva no Brasil exigiu a adequação do currículo de novos métodos pedagógicos, e de práticas pedagógicas. No entanto, em alguns contextos não há como ocorrer inclusão, pois professores realizam atividades diferenciadas, tanto para os alunos ditos normais com para os alunos com necessidades especiais. Nesta pesquisa observei que não há participação da turma como um todo, mas a separação entre os alunos em sala de aula, isso oportuniza para que não ocorra a inclusão entre os alunos, pois não se verificou atividades que sejam trabalhadas em conjunto, inviabilizando a tão esperada inclusão.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Annayana Soares Belmonte - 2023.pdf1.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.