???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8549
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Leão, Alex Sandro Gomes-
dc.creatorVillaverde, Lia-
dc.date.accessioned2023-07-31T18:42:47Z-
dc.date.available2023-07-26-
dc.date.available2023-07-31T18:42:47Z-
dc.date.issued2023-07-04-
dc.identifier.citationVILLAVERDE, Lia. O retorno das mulheres a EJA: um retrato de superação e obstinação. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8549-
dc.description.abstractThe present work presents a qualitative research of the case study form, conducted with women who are attending EJA and had to leave school due to personal problems. These problems have been the subject of studies for many years, but they continue to be recurring. In this study, we aim to report these events in our community, as it is not a specific case, and thereby contribute to the studies that will be developed in our institution, attempting to identify ways to improve the situation of these women who have historically suffered from school dropout. As a data collection tool, we use semi-structured interviews with two students attending the seventh grade in the Youth and Adult Education program at a municipal school in Itaqui, RS. In this study, we are encouraged to understand the reasons that led these women to drop out of regular school and what motivates them to now return to EJA to complete their studies, thus thinking about possible solutions to help in this process in the future. For data analysis, Bardin's Content Analysis (2011) was used, which enabled the construction of three categories, named as: Abandonment of Regular Education, Return to School, and New/Old Perspectives. The results allow us to understand that there are two reasons that led the students to drop out of regular education, and their return to EJA aims at social advancement after the completion of this program.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdospt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectContent analysispt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.titleO retorno das mulheres a EJA: um retrato de superação e obstinaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe return of women to EJA: a portrait of overcoming and obstinacypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4578163028362070pt_BR
dc.contributor.referee1Leão, Alex Sandro Gomes-
dc.contributor.referee2Damin, Willian-
dc.contributor.referee3Machado, Silvia Barcelos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5822455951354914pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4292744024160834pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4578163028362070pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizado com mulheres que estão cursando o EJA, e que tiveram que se afastar dos bancos escolares por problemas pessoais. Tais problemas são alvo de estudos já a muitos anos, porém, continuam recorrentes. Buscamos neste estudo relatar esses acontecimentos em nossa comunidade, pois não é um caso específico, e com isso contribuir para os estudos que venham a ser desenvolvidos em nossa instituição, tentando apontar caminhos para melhorar a situação destas mulheres que historicamente vem sofrendo com o abandono escolar. Como instrumento de coleta de dados faz-se uso de entrevistas semi-estruturadas com duas estudantes que frequentam o sétimo ano na Educação de Jovens e Adultos em uma escola municipal da cidade de Itaqui-RS. Neste estudo estamos encorajados a compreender os motivos que levaram essas mulheres a abandonarem a escola regular e o que as encoraja a voltar agora a EJA para concluir seus estudos, e assim futuramente pensar em possíveis soluções para ajudar neste processo. Para análise dos dados foi usado a Análise de Conteúdos de Bardin (2011), que possibilitou a construção de três categorias, denominadas como: Abandono ao Ensino Regular, o Retorno aos Bancos Escolares e Novas/velhas perspectivas. Os resultados nos possibilitam compreender que são dois os motivos que levaram as estudantes a abandonarem o ensino regular, e seu retorno ao EJA visa uma ascensão social após o término desta modalidade.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Lia Villaverde - 2023.pdf268.49 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???