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dc.contributor.advisor1 | Silva, João Pablo Silva da | - |
dc.creator | Costa, Gustavo Carvalho da | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T18:43:11Z | - |
dc.date.available | 2023-07-28T18:43:11Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Gustavo Carvalho. Um framework conceitual de apoio à gestão de controle de qualidade em jogos digitais. Orientador: João Pablo Silva da Silva. 2023. 96p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de software) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de software, Alegrete, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8535 | - |
dc.description.abstract | The following Graduation Conclusion Thesis addresses about the quality control field in digital games, focusing on testing phase and its techniques, product quality and user feedback. The problem to be explored is based on the game development team’s necessity to explore, prioritize and implement testing tecniques that will achieve an excelent final product quality, considering the requirements previously gathered. On this paper, it was proposed a recommendation software which will serve as a support tool for quality control phase management on gaming development companies, having the differential aspect to elaborate an adapted report considering the game’s context. Using an ad hoc approach, studies were searched on the literature to comprehend and map what testing techniques and its effective contributions were being applied in game projects. Initially, it was observed that there are many testing practices and tecniques being utilized on the gaming industry. However, game studios does not seem to take advantage of such tecniques for a couple reasons, mainly because of schedule and cost management. For the validation of the study, a survey was proposed with professionals in the area of software testing and/or quality control focused on digital games, where there was an evaluation of 10 scenarios with characteristics in relation to the testing stage. With this, a preliminary application was developed that supports developers by providing a description of the best test techniques to be used. Finally, it is noted the relevance of a recommendation software which will give support to digital game development teams, since there is no testing and tools use standardization definied to the context of each game, in addition to the fact that there is a great difference regarding the opinions of professionals in the field about which techniques are better depending on a specific context. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de software | pt_BR |
dc.subject | Jogos - Controle de qualidade | pt_BR |
dc.subject | Software | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Software engineering | pt_BR |
dc.subject | Games - Quality control | pt_BR |
dc.subject | Digital games | pt_BR |
dc.title | Um framework conceitual de apoio à gestão de controle de qualidade em jogos digitais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.description.resumo | O seguinte Trabalho de Conclusão de Curso trata sobre a área de controle de qualidade em jogos digitais, tendo como maior foco as etapas de testes e suas técnicas aplicáveis, qualidade do produto e feedback de usuários. O problema a ser explorado se baseia na necessidade das equipes de desenvolvimento de jogos em explorar, priorizar e implementar técnicas de teste que busquem uma qualidade do produto final de excelente nível, tendo em vista os requisitos inicialmente levantados. Neste trabalho foi proposto um software de recomendação que serve de apoio à gestão da etapa de controle de qualidade nas empresas desenvolvedoras de jogos, com o diferencial de prover um relatório adaptado ao contexto interno. De forma ad hoc, buscou-se estudos na literatura para compreender e mapear quais técnicas de teste estão sendo aplicadas na indústria e suas contribuições efetivas em projetos. Inicialmente, observou-se que existem muitas práticas e técnicas de teste sendo utilizadas na indústria. Porém, os estúdios de jogos não as usufruem de maneira otimizada por uma série de fatores, como gerenciamento de custos e cronograma. Para a validação do estudo, foi proposta uma pesquisa com profissionais da área de teste de software e/ou controle de qualidade focada em jogos digitais, onde houve a avaliação de 10 cenários com características em relação a etapa de testes. Com isso, foi desenvolvido uma aplicação preliminar que oferece suporte aos desenvolvedores fornecendo a descrição das melhoras técnicas de teste à serem utilizadas. Por fim, percebe-se a relevância de um software de recomendação que dará suporte às equipes de desenvolvimento de jogos digitais, uma vez que não existe uma padronização de testes e ferramentas definidas ao contexto de cada jogo, além do fato de haver uma grande diferença de opiniões de profissionais da área sobre quais técnicas são melhores dependendo de um contexto específico. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Alegrete | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Engenharia de Software |
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Gustavo Carvalho da Costa - 2023.pdf | 1.5 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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