Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8528
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Thielo, Marcelo Resende-
dc.creatorDullius, Douglas Vinicius Ledur-
dc.date.accessioned2023-07-28T18:37:54Z-
dc.date.available2023-07-28T18:37:54Z-
dc.date.issued2023-07-03-
dc.identifier.citationDULLIUS, Douglas Vinicius Ledur. Representação paramétrica de animações cartoon utilizando NURBS. Orientador: Marcelo Resende Thielo. 2023. 48p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciência da Computação) – Universidade Federal do Pampa, Curso de Ciência da Computação, Alegrete, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8528-
dc.description.abstractCartoon-style animations and images, such as celluloid-style art, are a growing medium of artistic expression. As a result, the demand for new related technologies also grows. For example, a lot of effort is required from animators when creating cartoon animations due to their creation being done frame by frame. There is a need for means for interpolating new frames from the originals in order to lessen this effort. This work aims to have as main contribution the creation of a parametric representation of cartoon animations using NURBS. This creation will be frame rate independent. In addition, most of the time a smaller amount of data will be required for its storage, due to the low complexity of the input information. This work aims to explore the vector property of these animations, due to their low complexity of colors and contour lines, so that, then, it is possible to assemble a three-dimensional object through the control points that represent it, using NURBS. In this case, the third dimension will be the temporal representation of this object in the animation progress, thus allowing the interpolation of new frames from the original ones. In this work we will assume that the control points that represent the object are already collected and are necessary for the creation of the representation. The results show us that it has the potential to become a viable alternative to deep neural networks, which until now have been used for the interpolation of new frames. Thus, it will become possible to smooth the incoming animation with several extra frames, and still maintain fidelity to the original shape of the object. Due to the need to receive only the control points that represent the object and its flags term from NURBS and frame for the creation of our representation, noting that the proposed representation reached 84.23% of data emotions in relation to the original video representation for the cases studied.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectAnimaçõespt_BR
dc.subjectCartoonspt_BR
dc.subjectNURBSpt_BR
dc.subjectProcessamento de imagenspt_BR
dc.subjectComputer sciencept_BR
dc.subjectAnimationspt_BR
dc.subjectImage processingpt_BR
dc.titleRepresentação paramétrica de animações cartoon utilizando NURBSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoAnimações e imagens no estilo cartoon, como, por exemplo, as artes no estilo celulóide, são um meio de expressão artística que vêm crescendo cada vez mais. Em função disto, cresce também a sua demanda por novas tecnologias relacionadas. Por exemplo, um grande esforço é demandado dos animadores na criação de animações cartoon devido à sua criação ser realizada quadro a quadro. Há a necessidade de meios para a interpolação de novos quadros a partir dos originais, a fim de diminuir esse esforço. Este trabalho visa ter como contribuição principal a criação de uma representação paramétrica de animações cartoon utilizando non-uniform rational basis spline (NURBS). Esta criação será independente de taxa de quadros. Além disso, na maioria das vezes irá necessitar de uma menor quantidade de dados para seu armazenamento, devido à baixa complexidade das informações de entrada. Este trabalho visa explorar a propriedade vetorial dessas animações, devido à sua baixa complexidade de cores e linhas de contorno para que, então, se consiga montar um objeto tridimensional através dos pontos de controle que o representem, utilizando NURBS. Neste caso, a terceira dimensão será a representação temporal deste objeto no decorrer da animação, possibilitando assim a interpolação de novos quadros a partir dos originais. Neste trabalho iremos assumir que os pontos de controle que representam o objeto já estão coletados e são necessários para a criação da representação. Os resultados nos mostram que essa apresenta potencial para se tornar uma alternativa viável às redes neurais profundas, que até o presente momento eram utilizadas para a interpolação de novos quadros. Sendo assim, tornar-se-à possível suavizar a animação de entrada com diversos quadros extras, e ainda manter fidelidade à forma original do objeto. Devido à necessidade de recebermos apenas os pontos de controle que representam o objeto e suas flags de término de NURBS e quadro para a criação de nossa representação, observamos que a representação proposta conseguiu alcançar 84,23% de compressão dos dados em relação a representação original em video para os casos estudados.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
Aparece en las colecciones: Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Douglas Vinicius Ledur Dullius - 2023.pdf7.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.