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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Santiago, Gustavo Fuhr-
dc.creatorAndreola, Vitor José-
dc.date.accessioned2023-07-26T18:02:30Z-
dc.date.available2023-07-26T18:02:30Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.citationANDREOLA, Vitor José. Simulação de escoamento em câmara de combustão compacta para MACI. Orientador: Gustavo Fuhr Santiago. 2023. 48p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de Mecânica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de Mecânica, Alegrete, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8517-
dc.description.abstractIn this work, a compact combustion chamber was simulated with valve and duct geometry to obtain tumble flow at the intake. The compact geometry provides for the intake valves to be positioned vertically to the side of the cylinder, with the discharge valves positioned opposite to them in the combustion chamber. The final combustion chamber was left with a maximum height of 13mm and with a distance between the heads of the intake and discharge valves of 11mm when fully closed. The combustion chambre volume used was 53.2cm3 for a direct qualitative comparison with the AP 1.6 gasoline engine, with 8.5:1 compression ratio, whose flow bench flow data are found in the bibliography. The tests were performed from the drawings made in CAD software and the simulations by means of CFD software for a pressure difference of 10 inches of water column, simulating a flow bench test. The simulations were performed with the intake valve lift divided into 5 positions with equidistant interval between them, always obtaining higher flow rate than the original cylinder head. For the maximum lift of 7mm an increase of 19.67% of the valve intake area was obtained with a flow rate increase of 51.57%. For the maximum lift of 9.3mm, the area is 64.73% larger with an increase in flow of 64.14% compared to the original cylinder head. It should be noted that this improvement isqualitative, due to the Alternative Internal Combustion Engine (ICE) having pulsed flow and the flow bench having continuous flow. Thus, there was an increase in volumetricefficiency, although it is not proportional to the increase in flow rate of the tests performed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectMotores alternativos de combustão internapt_BR
dc.subjectCombustíveis renováveispt_BR
dc.subjectCâmaras de combustãopt_BR
dc.subjectMechanical engineeringpt_BR
dc.subjectAlternative internal combustion enginespt_BR
dc.subjectRenewable fuelspt_BR
dc.subjectCombustion chamberspt_BR
dc.titleSimulação de escoamento em câmara de combustão compacta para MACIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho foi simulada uma câmara de combustão compacta com geometria de válvulas e dutos para obter escoamento em tumble na admissão. A geometria compacta prevê que as válvulas de admissão estejam posicionadas verticalmente ao lado do cilindro, com as válvulas de descarga em posição oposta a estas na câmara de combustão. A câmara de combustão definitiva ficou com 13mm de altura máxima e com distância entre as cabeças das válvulas de admissão e descarga de 11mm, quando totalmente fechadas. O volume da câmara de combustão utilizado foi de 53,2cm3 para uma comparação direta qualitativa com o motor AP 1.6, a gasolina, com 8,5:1 de relação de compressão, cujos dados de vazão de bancada de fluxo são encontrados na bibliografia. Os testes foram realizados a partir dos desenhos confecionados em software CAD e as simulações por meio de um software CFD para uma diferença de pressão de 10 polegadas de coluna d’água, simulando um ensaio em bancada de fluxo. As simulações foram realizadas com o levantamento das válvulas de admissão dividido em 5 posições com intervalo equidistante entre elas, obtendo sempre vazão maior do que o cabeçote original. Obteve-se para o levantamento máximo de 7mm um aumento de 19,67% da área de admissão da válvula com um aumento de vazão de 51,57%. Já para o levantamento máximo de 9,3mm, a área é 64,73% maior com um incremento na vazão de 64,14%, em relação ao cabeçote original. Cabe ressaltar que esta melhoria é qualitativa, devido aos Motores Alternativos de Combustão Interna (MACI) terem vazão pulsante e a bancada de fluxo ter vazão contínua. Deste modo, houve aumento de rendimento volumétrico, embora não seja proporcional ao aumento de vazão dos testes realizados.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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