???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8462
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Costa, Alan Ricardo-
dc.creatorRodrigues, Flávia Regina Irigarrai-
dc.date.accessioned2023-06-27T17:39:09Z-
dc.date.available2023-06-27-
dc.date.available2023-06-27T17:39:09Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Flávia Regina Irigarrai. Educação em tempos de pandemia: estudo de caso com professoras de português de Quaraí, Rio Grande do Sul. 17 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8462-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial - EREpt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEnsino de línguaspt_BR
dc.subjectAprendizagem de línguaspt_BR
dc.subjectEnseñanza Remota de Emergencia - EREpt_BR
dc.subjectTecnologías digitalespt_BR
dc.subjectEnseñanza de lenguaspt_BR
dc.subjectAprendizaje de lenguaspt_BR
dc.titleEducação em tempos de pandemia: estudo de caso com professoras de português de Quaraí, Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bevilaqua, Andre Firpo-
dc.contributor.referee1Costa, Alan Ricardo-
dc.contributor.referee2Bevilaqua, Andre Firpo-
dc.contributor.referee3Córdoba, Alexander Severo-
dc.contributor.referee4Loureiro, Camila Wolpato-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste artigo discute a educação em tempos de pandemia, com ênfase no contexto de ensino de Português no município de Quaraí, Rio Grande do Sul. O objetivo geral da pesquisa é identificar os desafios encontrados por professoras de português para a execução do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e as possibilidades para garantir o acesso dos educandos às atividades, dependentes ou não do uso das tecnologias digitais. Os objetivos específicos são: (1) Identificar os recursos virtuais e físicos utilizados por duas professoras de Português em suas disciplinas; (2) Analisar as formas como tais educadoras de português trabalharam atividades de interação e de debate com alunos no ERE; e (3) Discutir as atividades avaliativas empregadas pelas docentes e, a partir delas, as evidências de aprendizagem significativa por parte dos alunos. O referencial teórico da pesquisa é constituído por trabalhos e estudos da área de Linguística Aplicada (LA), que, dentre outros temas, se ocupa de pesquisar o ensino de línguas mediado por tecnologias. Este é um estudo qualitativo de cunho bibliográfico, enriquecido com relato de experiência de duas professoras de uma escola estadual da cidade de Quaraí. Os resultados indicam que foram muitos os desafios vivenciados durante o ERE, mas as professoras conseguiram desenvolver atividades a partir do uso de vídeos, ferramentas de webconferência etc. Conclui-se que, futuramente, será necessário mais estudo sobre a aprendizagem significativa por parte dos estudantes durante a pandemia de COVID-19.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEste artículo analiza la educación en tiempos de pandemia, con énfasis en el contexto de la enseñanza del portugués en la ciudad de Quaraí, Rio Grande do Sul. El objetivo general del estudio es identificar los desafíos de profesoras de portugués para la implementación de la Enseñanza Remota de Emergencia (ERE) y las posibilidades de garantizar el acceso de los estudiantes a las actividades, dependiendo o no de el uso de tecnologías digitales. Los objetivos específicos son: (1) Identificar los recursos virtuales y físicos utilizados por dos profesoras de portugués en sus asignaturas; (2) Analizar las formas con que estas educadoras trabajaron las actividades de interacción y debate con los estudiantes del ERE; y (3)Discutir las actividades evaluativas empleadas por los docentes y, a partir de ellas, las evidencias de aprendizajes significativos por parte de los estudiantes. El marco teórico de la investigación consta de trabajos y estudios en el campo de la Lingüística Aplicada (AL), que, entre otros temas, se ocupa de investigar la enseñanza de lenguas mediada por tecnologías. Se trata de un estudio bibliográfico cualitativo, enriquecido por el relato de experiencia de dos profesores de una escuela pública de la ciudad de Quaraí. Los resultados indican que hubo muchos desafíos experimentados durante el ERE, pero los docentes pudieron desarrollar actividades utilizando videos, herramientas de conferencia web, etc. Se concluye que, en el futuro, se necesitarán más estudios sobre el aprendizaje significativo de los estudiantes durante la pandemia de COVID-19.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
FLÁVIA REGINA IRIGARRAI RODRIGUES.pdfFlávia Regina Irigarrai Rodrigues 2021317.49 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???