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dc.contributor.advisor1Moser, Denise Aparecida-
dc.creatorKauer, Fabiane Cristine-
dc.date.accessioned2023-06-13T19:04:36Z-
dc.date.available2023-06-13-
dc.date.available2023-06-13T19:04:36Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.citationKAUER, Fabiane Cristine. Um olhar atento para estudantes com os transtornos globais do desenvolvimento na educação básica. 26 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8438-
dc.description.abstractYou hear a lot about including students with Pervasive Developmental Disorders (PDD) in Education. However, the subject is complex, involving public policies that meet, with greater quality, the pedagogical practice and the process of inclusion of these students in the public education system. From this perspective, the objective of this study is to analyze how students with PDD manage to develop, within their limits, in the school context, and how inclusion occurs. The methodology adopted was bibliographical research, exploratory in nature and with a qualitative approach, and field research, with the application of a questionnaire to a professional in the inclusion area of a school in the city of Esteio/RS/Brazil. The results revealed that students with PDD have an evolutionary development in the cognitive part, since this school has an apparatus to receive them, but partnerships between government agencies are still insufficient to improve the area of inclusion. In order for the socialization and teaching and learning process to occur for these students with special needs, it is necessary for there to be involvement between the teaching staff, school administrators, public administrators, students, family and school community. The increase in these disorders in current times is the target of studies among teachers and professionals in the field of Education, in public education networks. Another valuable question refers to how these students perform better in the Portuguese language subject in relation to reading and interpretation, especially in cases of autism.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.titleUm olhar atento para estudantes com os transtornos globais do desenvolvimento na educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Moser, Denise Aparecida-
dc.contributor.referee2Hammes, Lúcio Jorge-
dc.contributor.referee3Moreira, Cláudia dos Santos-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoOuve-se muito sobre inclusão de estudantes com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) na Educação. Porém o assunto é complexo, envolve políticas públicas que atendem, com maior qualidade, a prática pedagógica e o processo de inclusão desses estudantes na rede pública de ensino. A partir dessa ótica, o objetivo do presente estudo é analisarcomo os estudantes com TGD conseguem se desenvolver, dentro dos seus limites, no contexto escolar, e como ocorre a inclusão. Como metodologia adotaram-se a pesquisa bibliográfica, de caráter exploratórioe de abordagem qualitativa, e a pesquisa de campo, com a aplicação de um questionárioa um profissional da área de inclusão de uma escola do município de Esteio/RS/Brasil.Os resultados revelaram que os estudantes com TGD têm um desenvolvimento evolutivo na parte cognitiva, uma vez que essa escola possui um aparato para acolhê-los, mas as parcerias entre os órgãos governamentais ainda são insuficientes para a melhoria na área da inclusão. Para que ocorra o processo de socialização e de ensino e aprendizagem desses estudantes com necessidades especiais, é necessário que haja o envolvimento entre corpo docente, gestores escolares, gestores públicos, educandos, família e comunidade escolar. O aumento desses transtornos nos tempos atuais é alvo de estudos entre professores e profissionais da área da Educação, nas redes de ensino público. Outra questão valiosa refere-se em como esses estudantes têm melhor desempenho na disciplina de língua portuguesa em relação à leitura e interpretação, principalmente em casos de autismo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

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