???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8414
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Hartmann, Angela Maria-
dc.creatorPenha, Juliana Teixeira-
dc.date.accessioned2023-06-01T20:26:28Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-06-01T20:26:28Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationPENHA, Juliana Teixeira. A história das equações de 2º grau e das funções quadráticas: uma experiência de ensino remoto na Educação Básica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8414-
dc.description.abstractLearning about the History of Mathematics leads us to understand the emergence, evolution, and way in which mathematical concepts and theories were developed and organized over time. Therefore, we present in this article the research carried out during a mini course offered remotely to teachers and students of Basic Education on the History of Second-Degree Equations and Quadratic Functions, exploring the historical circumstances in which the evolution of this knowledge took place. The problem that guided this research was: How do students and teachers of Basic Education evaluate a proposal for a didactic sequence on the History of Mathematics in the study of Second-Degree Equations and Quadratic Functions? The mini course, held between November and December 2020, was planned to serve students in the 9th grade of Elementary School and High School for five weeks. For its realization, digital remote communication tools such as Google Meet and WhatsApp were used, as well as the virtual platform Google Sala de Aula. The results of the qualitative analysis of the data point to an inconclusive answer to the research problem. The results are justified by the low participation of students in the mini-course carried out remotely, during the first year of the Covid-19 pandemic. However, the didactic material produced for the mini course remains, which can be updated, replicated and submitted to future research on this topic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectAprendizagens no ensino remotopt_BR
dc.subjectHistory of Mathematicspt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.subjectLearning in Remote Teachingpt_BR
dc.titleA história das equações de 2º grau e das funções quadráticas: uma experiência de ensino remoto na Educação Básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9345962672900183pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6348630855781978pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoAprender sobre a História da Matemática leva-nos a compreender o surgimento, a evolução e o modo como os conceitos e as teorias matemáticas foram sendo elaboradas e organizadas ao longo do tempo. Assim sendo, apresentamos neste artigo a pesquisa realizada durante um minicurso ofertado de forma remota a professores e estudantes da Educação Básica sobre a História das Equações de 2° Grau e das Funções Quadráticas, explorando as circunstâncias históricas em que a evolução desse conhecimento aconteceu. O problema que norteou esta pesquisa foi: Como estudantes e docentes da Educação Básica avaliam uma proposta de sequência didática sobre História da Matemática no estudo de Equações de 2o Grau e de Funções Quadráticas?O minicurso, realizado entre novembro e dezembro de 2020, foi planejado para atender estudantes do 9o Ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio durante cinco semanas. Para sua realização, foram empregadas ferramentas digitais de comunicação remota como o Google Meet e o WhatsApp, bem como a plataforma virtual Google Sala de Aula. Os resultados da análise qualitativa dos dados apontam para uma resposta inconclusiva ao problema de pesquisa. Os resultados são justificados pela baixa participação de estudantes no minicurso realizado de forma remota, durante o primeiro ano de pandemia de Covid-19. Resta, contudo, o material didático produzido para o minicurso, o qual pode ser atualizado, replicado e submetido a uma futura pesquisa sobre essa temática.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Juliana Teixeira Penha - 2022.pdf13.02 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???