???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8373
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Jauris, Carolina Ferreira de Matos-
dc.creatorMelo, Rosangela Dias de-
dc.date.accessioned2023-05-25T18:44:04Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-05-25T18:44:04Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMELO, Rosangela Dias de. Geodiversidade e o ensino de ciências na educação infantil. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8373-
dc.description.abstractThis research had as objective to discuss the theme Geodiversity and the Teaching of Sciences in Infantile Education and its importance for the construction of knowledge. This choice was based on the community's problem of being part of the city called the capital of Geodiversity, allowing reflections on the relevance of Science Teaching in Early Childhood Education and considering that children of this age group are naturally curious, investigative, observant and show a great interest in To know the world This research had as objective to discuss the theme Geodiversity and the Teaching of Sciences in the Infantile Education and its importance for the construction of the knowledge. This choice was based on the community's problem of being part of the city called the capital of Geodiversity, allowing reflections on the relevance of Science Teaching in Early Childhood Education and considering that children of this age group are naturally curious, investigative, and observant and show a great interest in Discover the world. From the understanding and assimilation in learning situations through free games and directed in the spaces of the Institution of Child Education, a sequence of activities was developed involving the theme Geodiversity. The methodological option was a qualitative approach, since the data collection took place through observations, filming, photographs, drawings and pedagogical interventions. It is noteworthy that the development of play activities from an early age can appropriate scientific knowledge by collaborating with an articulated learning to the previous knowledge of the theme Geodiversity. The results show that the contextualized theme with the school reality allowed the students to develop autonomy and criticality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeodiversidadept_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectGeodiversitypt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.titleGeodiversidade e o ensino de ciências na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7413538160814667pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5254810887797757pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vargas , Jaqueline Pinto-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2927700876012801pt_BR
dc.contributor.referee1Nicoletti, Elenize Rangel-
dc.contributor.referee2Gomes, Cristiane Heredia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2938211359705852pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6621220078810861pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação Científica e Tecnológica - 2ª Ediçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo discutir o tema Geodiversidade e o Ensino de Ciências na Educação Infantil e suas importâncias para a construção do conhecimento. Tal escolha se deu a partir da problemática da comunidade estar inserida na cidade intitulada capital da geodiversidade, possibilitando reflexões acerca da relevância do Ensino de Ciências na Educação Infantil e considerando que crianças dessa faixa etária são naturalmente curiosas, investigativas , observadoras e demonstram bastante interesse em conhecer o mundo. A partir da compreensão e assimilação em situações de aprendizagem através de brincadeiras livres e direcionadas nos espaços da Instituição de Educação Infantil, foi desenvolvida uma sequência de atividades envolvendo o tema Geodiversidade. A opção metodológica foi de abordagem qualitativa, pois a coleta de dados se deu por meio de observações, filmagens, fotografias, desenhos e intervenções pedagógicas. Ressalta-se que o desenvolvimeto de atividades lúdicas desde a tenra idade podem apropriar-se dos saberes científicos colaborando com um aprendizado articulado aos saberes prévios da temática Geodiversidade. Os resultados encontrados apontam que a temática contextualizada com a realidade escolar permitiu aos estudantes desenvolverem a autonomia e a criticidade.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Educação Científica e Tecnológica

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Rosangela Dias de Melo - 2018.pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul, como requisito parcial para a obtenção do Título de Especialista em Educação Científica e Tecnológica.1.59 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???