???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8370
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Oliveira, Cristiano Peres-
dc.creatorOliveira, Heidi Daiana Machado de-
dc.date.accessioned2023-05-25T16:44:00Z-
dc.date.available2023-05-25-
dc.date.available2023-05-25T16:44:00Z-
dc.date.issued2023-01-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Heidi Daiana Machado de. Arquitetando: A matemática na construção da planta baixa da escola. 42f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8370-
dc.description.abstractArchitecting was an activity applied with students of the 9th grade of Elementary School of a state school, in the city of Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. The activity consisted of using a practical and unprecedented activity for the teacher. As suggested, the students should measure, with the help of a measuring tape, each room in the school in order to create a floor plan with them. The students accepted the proposal in a friendly way, and realized the real use of the measures. In addition, from these measurements, one can understand the idea of scale, carried out in mathematics class, when measurements are placed on paper, which obviously does not accept real values and needs to use a proportion so that it becomes faithful to the physical school, in this case. The activity resulted in the blueprint of the school, and a brief text describing the experience, which was discussed among the students. Such activity reflected on the subsequent learning of the discipline, perceptible in the students' grades, in the two-month period of the application and afterwards. Based on the perception of Ole Skovsmose and Jean Piaget, who advocate the application of practical activities in teaching didactics, which may result in better learning in the face of student involvement.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática práticapt_BR
dc.subjectArquitetandopt_BR
dc.subjectEscala e medidaspt_BR
dc.subjectCenários para investigaçãopt_BR
dc.subjectPractical Mathematicspt_BR
dc.subjectArchitectingpt_BR
dc.subjectScale and measurespt_BR
dc.subjectScenarios for investigationpt_BR
dc.titleCurso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Práticapt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vaz, Francieli Aparecida-
dc.contributor.referee1Oliveira, Cristiano Peres-
dc.contributor.referee2Silva, Everson Jonatha Gomes da-
dc.contributor.referee3Blass, Leandro-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programDoutorado em Bioquímicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoArquitetando foi uma atividade aplicada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. A atividade consistiu em utilizar uma atividade prática e inédita para o docente. Conforme a sugestão, os alunos deviam medir, com o auxílio de uma trena, cada ambiente da escola no intuito de criar uma planta baixa com as mesmas. Os alunos aceitaram a proposta de forma amigável, e perceberam o real uso das medidas. Além disso, a partir dessas medidas, pode-se compreender a ideia de escala, realizados na aula de matemática, quando se coloca medidas em um papel, que obviamente, não aceita os valores reais e precisa usar uma proporção para que se torne fiel ao físico da escola, no caso. A atividade resultou na planta baixa da escola, e um breve texto relatando a experiência, que foi discutido entre os alunos. Tal atividade trouxe reflexo nos aprendizados seguintes da disciplina, perceptível nas notas dos alunos, no bimestre da aplicação e posteriormente. Com base na percepção de Ole Skovsmose e Jean Piaget, que defendem a aplicação de atividades práticas na didática de ensino, podendo resultar no melhor aprendizado diante do envolvimento do aluno.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC___Heidi_Daiana_Machado_.pdf806.26 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???