???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8359
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Goi, Mara Elisângela Jappe-
dc.creatorSilva, Édila Rosane Alves da-
dc.date.accessioned2023-05-22T18:50:59Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-05-22T18:50:59Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Édila Rosane Alves da. Análise das publicações sobre a utilização de tecnologias da informação e comunicação na educação básica. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8359-
dc.description.abstractThe objective of this work is to investigate how and which Information and Communication Technologies (ICT) have been used in Basic Education, specifically in the disciplines of the Natural Sciences area, in the last 10 years. Therefore, it was assumed that the use of ICT can contribute in different ways to teaching and learning scientific content. From such an exploratory and investigative perspective, an analysis was carried out through a survey of articles published in national and international journals, according to the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), referring to the areas of teaching and education, in the period from 2010 to 2020. 69 publications were found regarding the use of ICT in Basic 7 Education, which highlight several technological resources that can be used in school subjects, especially those in the area of Natural Sciences. As for the way in which technologies are used, it was noticed that most of them are implemented in person, with the mediation of the educator. The teaching methods prioritized in the analyzed publications are basically those that favor active methodologies, while the difficulties in implementing ICT in school environments permeate problems of infrastructure and teacher training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRevisão sistemática de literaturapt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectSystematic literature reviewpt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologiespt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.titleAnálise das publicações sobre a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1227204302720921pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4134633660161244pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vargas, Jaqueline Pinto-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2927700876012801pt_BR
dc.contributor.referee1Barin, Cláudia Smaniotto-
dc.contributor.referee2Flôres, Maria Lúcia Pozzatti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8670584898353787pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0832298305352059pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho consiste em investigar como e quais as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm sido utilizadas na Educação Básica, especificamente nas disciplinas da área de Ciências da Natureza, nos últimos 10 anos. Para tanto, partiu-se do pressuposto que o uso das TIC pode contribuir de diferentes formas com ensino e aprendizagem dos conteúdos científicos. A partir de tal perspectiva de natureza exploratória e investigativa, efetuou-se uma análise por meio do levantamento de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), referente às áreas de ensino e educação, no período compreendido entre os anos de 2010 a 2020. Foram encontradas 69 publicações referente ao uso de TIC na Educação Básica, as quais destacam diversos recursos tecnológicos que podem ser usados nas disciplinas escolares, especialmente aquelas da área das Ciências da Natureza. Quanto à forma de utilização das tecnologias, percebeu-se que em sua grande maioria, são implementadas de forma presencial, com a mediação do educador. Os métodos de ensino priorizados nas publicações analisadas são basicamente aqueles que privilegiam as metodologias ativas enquanto as dificuldades para implementação das TIC em ambientes escolares perpassam por problemas de infraestrutura e na formação docente.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Educação Científica e Tecnológica

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Édila Rosane Alves da Silva - 2021.pdf1.04 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???