???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8357
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Acosta, Vanessa David-
dc.creatorSantos , Danicia Raota dos-
dc.date.accessioned2023-05-22T17:58:31Z-
dc.date.available2023-05-22-
dc.date.available2023-05-22T17:58:31Z-
dc.date.issued2021-11-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Danicia Raota dos. Letramento digital: possibilidades em tempos de pandemia. 48 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8357-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFerramentas digitaispt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectDigital toolspt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectHybrid teachingpt_BR
dc.titleLetramento digital: possibilidades em tempos de pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Acosta, Vanessa David-
dc.contributor.referee2Moser, Denise Aparecida-
dc.contributor.referee3Lima, Verônica Rodrigues de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoNos piores momentos já vivenciados pela humanidade, o mundo luta contra a pandemia do Coronavírus, e a situação de emergência acarreta em inúmeros desafios para a educação. A escola não parou, os professores precisaram se adaptar às novas metodologias trazidas pelo ensino remoto, atreladas a tantos problemas sociais existentes no Brasil que foram acentuados durante a crise sanitária, como a fome, o desemprego, a desestrutura familiar. Desta forma, a adaptação social imposta pela pandemia nos sugere a necessidade de repensar as práticas pedagógicas, para o novo cenário que se apresenta na educação, um fazer pedagógico voltado para o estudante protagonista do seu saber. A partir desta concepção, que corrobora com o objetivo deste estudo, busca-se compreender de que forma a educação pode contribuir com práticas de ensino, que visem ao letramento digital dos estudantes e docentes, possibilitando um ensino com maior qualidade, atrelado ao uso de ferramentas facilitadoras dos processos de ensino e de aprendizagens. O estudo se realizou por meio do desenvolvimento de uma pesquisa exploratória com professores do Ensino Fundamental, da região metropolitana de Porto Alegre/RS/Brasil. Contudo, é inegável que a inserção das tecnologias nos ambientes educativos é o maior legado da pandemia para educação, no entanto, é preciso letrar digitalmente discentes e docentes, mas ir além do conhecimento de manuseio dos equipamentos tecnológicos, pois deve ser estimulada a análise e a maneira crítica da informação, utilizando suas potencialidades estrategicamente para o campo educacional.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenIn the worst moments ever experienced by humanity, the world is fighting against the Coronavirus pandemic, and the emergency situation entails countless challenges for education. The school did not stop, the teachers needed to adapt to the new methodologies brought about by remote teaching, linked to so many social problems existing in Brazil that were accentuated during the health crisis, such as hunger, unemployment and family breakdown. Thus, the social adaptation imposed by the pandemic suggests the need to rethink pedagogical practices, for the new scenario that presents itself in education; a pedagogical practice aimed at the student who is the protagonist of his/her knowledge. From this conception, which corroborates the objective of this study, we seek to understand how education can contribute to teaching practices that aim at the digital literacy of students and teachers, enabling higher quality teaching, linked to the use of tools facilitators of teaching and learning processes.The study was carried out through the development of an exploratory research with elementary school teachers, in the metropolitan region of Porto Alegre/RS/Brazil. However, it is undeniable that the insertion of technologies in educational environments is the greatest legacy of the pandemic for education, however, it is necessary to digitally literate students and teachers, but go beyond the knowledge of handling technological equipment, as the analysis and critical manner of information must be encouraged, using its potentials strategically for the educational field.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DANICIA RAOTA DOS SANTOS.pdfDanicia Raota dos Santos 20211.49 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???