???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8354
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Laner, Vinícius Ferreira-
dc.creatorBarcelos, Viviane Balbé-
dc.date.accessioned2023-05-22T17:56:29Z-
dc.date.available2023-05-22-
dc.date.available2023-05-22T17:56:29Z-
dc.date.issued2023-03-21-
dc.identifier.citationBARCELOS, Viviane Balbé. Escola criativa: cultura e criatividade para a educação no campo: relato de experiência. 2023. 20 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação - Universidade Federal do Pampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8354-
dc.description.abstractAiming at the practice of Education, which boosts school learning, through playing combined with technology in a creative, pleasant, relevant, collaborative, inclusive way, this experience report aims to encourage the sustainable adoption of more creative practices, relevant to the students to continue the existing actions was carried out at the State Elementary School Érico Veríssimo, located in the municipality of Santo Antônio das Missões, in Vila Manoã. In addition to the compulsory subjects in schools, extracurricular activities are also part of the students' education, whatever the school period in which they are. Through them, teachers can relate the contents learned in the classroom and apply them differently from traditional teaching, in addition to promoting integration among all those involved. Thus, it is necessary to know how to organize these initiatives in order to guarantee that their development goes according to plan and reaches their learning objectives. The aim is to build a ludic environment suitable for the study and deepening of artistic-cultural and socio-environmental content (creative station with research environment, adaptation for fruition activities and a living area set), access to an artistic-cultural program and sustainability (dissemination stage), training educators to integrate new technologies into their teaching method, training in art education, implementation of educational actions for conscious consumption, implying new perspectives in the training of these young people and in their ethical and ethical performance sustainable.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectApprenticeshippt_BR
dc.titleEscola criativa: cultura e criatividade para a educação no campo: relato de experiênciapt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4651520112093791pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6458482739716127pt_BR
dc.contributor.referee1Duval, Adriana Ruschel-
dc.contributor.referee2Bacin, Miro Luiz dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6459028709674609pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8939657343347881pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Mídia e Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoVisando à prática da Educação, que impulsiona a aprendizagem escolar, por meio do brincar aliada a tecnologia de forma criativa, prazerosa, relevante, colaborativa, inclusiva, este relato de experiência tem como finalidade incentivar a adoção sustentável de práticas mais criativas, relevantes para os alunos dar continuidade às ações já existentes foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Érico Veríssimo, localizada no munícipio de Santo Antônio das Missões, na Vila Manoã. Além das disciplinas obrigatórias nas escolas, às atividades extracurriculares também fazem parte da formação dos alunos, seja qual for o período escolar em que eles se encontram. Por elas, os professores podem relacionar os conteúdos aprendidos em sala de aula e aplicá-los de forma diferenciada do ensino tradicional, além de promover a integração entre todos os envolvidos. Assim, é preciso saber organizar essas iniciativas de forma a garantir que o seu desenvolvimento saia conforme o planejamento e atinja os seus objetivos de aprendizagem. Busca-se a construção de um ambiente lúdico adequado ao estudo e aprofundamento em conteúdos artístico-culturais e socioambientais (estação criativa com ambiente de pesquisa, adaptação para as atividades de fruição e área de convivência ambientada), acesso a uma programação artístico-cultural e sustentável (etapa de difusão), a capacitação de educadores para integração das novas tecnologias em seu método de ensino, formação em arte-educação, implementação de ações educativas para o consumo consciente, implicando novas perspectivas na formação desses jovens e em sua atuação ética e sustentável.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Mídia e Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Viviane Balbé Barcelos 2023.pdf638.62 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???