???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/833
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.creatorMarques, Delma Inês Vargas-
dc.date.accessioned2017-02-02T13:50:35Z-
dc.date.available2017-02-02T13:50:35Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/833-
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.titleEtnomatemática: estudo de conhecimento de suas dimensões no contexto pedagógicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas – Habilitação em Matemática. A pesquisa foi de caráter bibliográfico, constituindo-se de um “estado do conhecimento” de trabalhos publicados em anais de eventos internacionais (realizados no Brasil), nacionais e regionais da área organizados pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Foram selecionados, pelo título, palavras-chave e pelos resumos, artigos que se referiam a estudos sobre etnomatemática. O objetivo da pesquisa foi responder a questionamentos sobre quais experiências são descritas nesses trabalhos e onde elas são realizadas (se no contexto escolar ou em espaços não formais de educação). Foram encontrados 83 artigos, dentre eles 38 foram classificados como nãoescolares, 26 artigos como estudos teóricos e 19 como escolares. Dos artigos classificados e categorizados como Escolares/Etnomatemática e Educação Matemáticas, 16% se apropriam da Enomatemática ao trabalhar com as ideias de razões e proporções, 26% utilizam a pesquisa na perspectiva Etnomatemática aliada a uma proposta pedagógica envolvendo conteúdos de Geometria, 32% utilizam a História da Matemática como recurso pedagógico, 10% são de trabalhos que trazem uma pesquisa e uma ação pedagógica envolvendo ideias matemáticas a partir de um diagnóstico que valoriza a realidade social e cultural e 16% correspondem a outros trabalhos. Foram encontradas importantes contribuições para o ensino de matemática numa perspectiva Etnomatemática, tendo como um dos principais destaques a História da Matemática como contribuição. Constatou-se ao analisar os trabalhos, que há um maior interesse pela pesquisa do que a prática pedagógica.pt_BR
dc.subject.keywordEtnomatemáticapt_BR
dc.subject.keywordEducação matemáticapt_BR
dc.subject.keywordCurrículo da educação básicapt_BR
dc.rights.licenceAcesso Abertopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Etnomatemática estudo de conhecimento de suas dimensões no contexto pedagógico..pdf557.44 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???