???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8324
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: O conhecimento de professores da educação básica sobre a discalculia
Autor(es): Sena, Deisy Chagas de
Primeiro Orientador: Hartmann, Angela Maria
Resumo: A discalculia é um transtorno que se mostra em crianças em idade escolar e que afeta sua capacidade de compreender e manipular números. Crianças que apresentam esse transtorno possuem extrema dificuldade em montar operações, entender princípios de medida, identificar sinais matemáticos, classificar números, seguir sequências, compreender conceitos matemáticos, relacionar o valor de moedas entre outras limitações. É possível detectar a discalculia em uma idade precoce, e podem ser tomadas medidas para facilitar o enfrentamento dos problemas em Matemática dos estudantes. O objetivo deste trabalho é investigar como professores da Educação Básica compreendem a discalculia e atuam diante de manifestas dificuldades em Matemática e de casos diagnosticados de discalculia. Para realização da pesquisa, foi distribuído um questionário a professores de Matemática e Pedagogia da rede pública de Educação Básica de Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul. Fazendo uso da metodologia da análise de conteúdo, a partir dos dados obtidos nas respostas de nove professores, foram elaboradas três categorias: i) O conhecimento dos professores sobre discalculia; ii) O trabalho dos professores com possíveis alunos discalcúlicos; iii) A estrutura de apoio aos docentes no caso de diagnóstico de discalculia. Os resultados indicam que os professores pesquisados desconhecem adequadamente as causas da discalculia e têm dificuldades em perceber indícios desse transtorno nos alunos com dificuldades de aprendizagem em Matemática. As escolas, por sua vez, em sua maioria, não adotam processos padronizados para diagnóstico da discalculia.
Abstract: Dyscalculia is a disorder that occurs in school-age children and affects their ability to understand and manipulate numbers. Children with this disorder are unable to set up operations, understand measurement principles, identify mathematical signs, classify numbers, follow sequences, understand mathematical concepts, relate the value of coins among other limitations. It is possible to detect dyscalculia at an early age, and measures can be taken to help students cope with math problems. The objective of this work is to investigate how Basic Education teachers understand dyscalculia and act in the face of manifest difficulties in Mathematics and diagnosed cases of dyscalculia. To carry out the research, a questionnaire was distributed to teachers of Mathematics and Pedagogy from the public network of Basic Education in Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul. Using the content analysis methodology, based on the data obtained in the responses of nine teachers, three categories were developed: i) Teachers' knowledge of dyscalculia; ii) The work of teachers with possible dyscalculic students; iii) The support structure for teachers in the case of dyscalculia diagnosis. The results indicate that the teachers surveyed are not properly aware of the causes of dyscalculia and have difficulties in perceiving signs of this disorder in students with learning difficulties in Mathematics. Most schools, for their part, do not adopt standardized processes for diagnosing dyscalculia.
metadata.dc.subject: Discalculia
Matemática
Educação Básica
Dyscalculia
Mathematics
Basic Education
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Caçapava do Sul
metadata.dc.identifier.citation: SENA, Deisy Chagas de. O conhecimento de professores da educação básica sobre a discalculia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8324
metadata.dc.date.issued: 2020
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Deisy Chagas de Sena - 2020.pdf707.69 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???