???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8314
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Sartori , Paulo Henrique dos Santos-
dc.creatorSilveira, Bruna Simon da-
dc.date.accessioned2023-05-09T18:10:06Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-05-09T18:10:06Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Bruna Simon da. O uso de recursos das NTIC em escolas de Ensino Médio do município de Caçapava do Sul: perspectiva dos docentes da área das Ciências da Natureza. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) – Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8314-
dc.description.abstractThis present monograph sought to investigate some perspectives of high school physics, chemistry and biology teachers, from two public schools in Caçapava do Sul county, Rio Grande do Sul state, regarding to use of Information and Communication Technology (ICT). Part of the research involved a survey of the current conditions (technical specifications, maintenance and system operation) of main resources of new technologies available in the schools, for the purpose of characterize parameters that can give contextualization support and result analysis. As the same objective, intend to plan, succinctly, a social-work profile of teachers, through a questionnaire consisting of open and closed questions. The main goal was to understand the way these professionals work and use the ICT resources, addressing the practical and pedagogical bias and theoretical and methodological assumptions. The treatment of the results was guided mainly by a qualitative approach mixed with quantitative aspects, establishing, when possible, correlations and inferences pertinent to the adopted theoretical references. Due to limitations of extension in the answers provided, the use of Discursive Textual Analysis (DTA) on the most relevant questions was incipiently used, emerging three categories: Time issues, lack of resources and interest and update. From a wide perspective of teachers interviewed, noted that two schools have unsatisfactory technological resources, inappropriate to current reality and insufficient to attend the schools demands, as a construction e student’s task.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectPerspectiva docentept_BR
dc.subjectCiências da Naturezapt_BR
dc.subjectTechnologiespt_BR
dc.subjectTeaching Perspectivept_BR
dc.subjectNatural Sciencespt_BR
dc.titleO uso de recursos das NTIC em escolas de Ensino Médio do município de Caçapava do Sul: perspectiva dos docentes da área das Ciências da Naturezapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6961538420331489pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9680419106224563pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho procurou investigar algumas perspectivas dos docentes de Física, Química e Biologia do Ensino Médio de duas escolas públicas do município de Caçapava do Sul - RS em relação ao uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC). Parte da pesquisa envolveu um levantamento das atuais condições (especificações técnicas, estado de conservação e funcionamento) dos principais recursos das novas tecnologias disponíveis nas escolas, com a finalidade de caracterizar parâmetros que possam auxiliar na contextualização e na análise de resultados. Com este mesmo objetivo, pretendeu-se traçar, ainda que sucintamente, um perfil sócio-laboral dos docentes, por meio de um questionário composto de perguntas abertas e fechadas. A meta principal foi a de buscar compreender a forma como estes profissionais trabalham e utilizam os recursos das NTIC, abordando o viés prático e pedagógico e os pressupostos teóricos e metodológicos. O tratamento dos resultados pautou-se, principalmente, por uma abordagem qualitativa mesclada a aspectos quantitativos, estabelecendo-se, quando possível, correlações e inferências pertinentes aos referenciais teóricos adotados. Devido a limitações de extensão nas respostas fornecidas, fez-se, de modo incipiente, o uso da Análise Textual Discursiva sobre questões mais relevantes, surgindo três categorias: Problemática do Tempo, Carência de Recursos e Interesse e Atualização. A partir de uma perspectiva ampla dos docentes entrevistados, constatou-se que as duas escolas possuem recursos tecnológicos insatisfatórios, inadequados à realidade atual e insuficientes para atender as demandas escolares, como a construção e a elaboração de trabalhos pelos discentes.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Bruna Simon da Silveira - 2019.pdf1.48 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???