???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8305
Tipo: Tese
metadata.dc.title: Investigação das contribuições do desenvolvimento e da utilização de aplicativos para dispositivos móveis no processo de ensino-aprendizagem de química
metadata.dc.title.alternative: Investigation of the contributions of the development and use of applications for mobile devices in the chemistry teaching-learning process
Autor(es): Rosa, Anderson da Silva
Primeiro Orientador: Roehrs, Rafael
Resumo: O componente curricular de química, no Ensino Médio, e de química geral, no Ensino Superior, assim como, outros componentes relacionados à química, abordam conceitos normalmente tidos como de difícil compreensão pelos estudantes. Tal fato acarreta, muitas vezes, altos índices de retenção e evasão discente. Atualmente, as Tecnologias da Informação e Comunicação são mais uma ferramenta que o docente dispõe para mediar o processo de ensino-aprendizagem buscando, através de tais recursos, facilitar a aprendizagem dos estudantes. Neste contexto, surgem as pesquisas sobre aprendizagem móvel, do inglês mobile learning, com a popularização dos dispositivos móveis, especialmente dos smartphones, que com suas características de mobilidade e diversas funcionalidades, tem motivado diversos estudos investigando as potencialidades do uso destes aparelhos. Desta forma, essa tese buscou responder ao seguinte problema de pesquisa: aplicativos para dispositivos móveis e seus conteúdos contextualizados podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem de química no Ensino Básico e Superior? Com esse intuito, o objetivo geral dessa pesquisa foi investigar as contribuições dos aplicativos para dispositivos móveis e seus conteúdos contextualizados como ferramentas no processo de ensino-aprendizagem em química. O presente estudo teve como objetivos específicos: analisar os aplicativos disponíveis na Google Play Store relacionados à química e suas potencialidades no processo de ensino-aprendizagem; investigar as possíveis contribuições de um aplicativo desenvolvido com a finalidade de ser uma ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de química no Ensino Superior; verificar as percepções de docentes e discentes quanto as possíveis contribuições de assuntos do cotidiano para a contextualização dos conceitos químicos abordados em um aplicativo para dispositivos móveis. Para alcançar os objetivos propostos, este estudo foi estruturado em três etapas: 1- Levantamento e categorização dos aplicativos relacionados à química, disponíveis na loja virtual Google Play, e análise de suas potencialidades como ferramentas para o processo de ensino-aprendizagem; 2- Investigação das possíveis contribuições de um aplicativo desenvolvido com a finalidade de ser uma ferramenta de apoio ao processo de ensinoaprendizagem de Química no Ensino Superior; 3- Verificação das percepções de docentes e discentes quanto as possíveis contribuições de assuntos do cotidiano para a contextualização dos conceitos químicos abordados em um aplicativo para dispositivos móveis. A partir dos resultados obtidos concluímos que o uso de aplicativos e de seus conteúdos contextualizados pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem de química no Ensino Básico e Superior e confirmamos a hipótese de que o emprego de aplicativos para dispositivos móveis gratuitos e o desenvolvimento de Apps personalizados e com conteúdo contextualizado, sem a necessidade de conhecimento de programação, são alternativas viáveis que podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de química em diferentes níveis de ensino.
Abstract: The curriculum component of chemistry, in high school, and general chemistry, in higher education, as well as other components related to chemistry, address concepts normally considered difficult to understand by students. This fact often leads to high rates of student retention and dropout. Currently, Information and Communication Technologies are another tool available to teachers to mediate the teaching-learning process, seeking, through such resources, to facilitate student learning. In this context, research on mobile learning arises, with the popularization of mobile devices, especially smartphones, which with their mobility characteristics and diverse functionalities, have motivated several studies investigating the potential of using these devices. Thus, this thesis sought to answer the following research problem: applications for mobile devices and their contextualized content can contribute to the teaching-learning process of chemistry in Basic and Higher Education? To that end, the general objective of this research was to investigate the contributions of mobile applications and their contextualized content as tools in the teaching-learning process in chemistry. The present study had the following specific objectives: analyze the applications available on the Google Play Store related to chemistry and their potential in the teaching-learning process; to investigate the possible contributions of an application developed with the purpose of being a tool to support the teaching-learning process of chemistry in Higher Education; to verify the perceptions of teachers and students regarding the possible contributions of everyday issues to the contextualization of chemical concepts addressed in an application for mobile devices. To achieve the proposed objectives, this study is structured in three stages: 1- Survey and categorization of applications related to chemistry, available on the Google Play store, and analysis of their potential as tools for the teaching-learning process; 2- Investigation of the possible contributions of an application developed with the purpose of being a support tool for the teaching-learning process of Chemistry in Higher Education; 3- Verification of the perceptions of teachers and students regarding the possible contributions of everyday issues to the contextualization of chemical concepts addressed in an application for mobile devices. From the results obtained, we conclude that the use of applications and their contextualized content can contribute to the teaching-learning process of chemistry in Basic and Higher Education and we confirm the hypothesis that the use of applications for free mobile devices and the development of personalized Apps with contextualized content, without the need for programming knowledge, are viable alternatives that can contribute to the teaching-learning process of chemistry at different levels of education.
metadata.dc.subject: Chemistry teaching
Mobile applications
Mobile learning
Contextualization
Ensino de química
Aplicativos móveis
Mobile learning
Contextualização
Aprendizagem móvel
Ensino médio
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
metadata.dc.identifier.citation: ROSA, Anderson da Silva Investigação das contribuições do desenvolvimento e da utilização de aplicativos para dispositivos móveis no processo de ensino-aprendizagem de Química. 250p. Tese (Doutorado em Educação em ciências: química da vida e saúde) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8305
metadata.dc.date.issued: 2022
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

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