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dc.contributor.advisor1Hidalgo, Luisa da Silva-
dc.creatorSantana, Camila Juliana-
dc.date.accessioned2023-04-26T23:11:56Z-
dc.date.available2021-04-26-
dc.date.available2023-04-26T23:11:56Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.citationSANTANA, Camila Juliana. A importância da representatividade negra na escola através da literatura pelo viés da comunidade e professores da Região Sul do Brasil. 48 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8250-
dc.description.abstractThe present academic work aimed to reflect on the issue of black representation at school from the perspective of the community and also on the teaching of black literature, from the perspective of teachers in the southern region of Brazil, in addition to the discussion of Laws 10.639/03 and 11.645/8, and their applicability in the school environment. The academic work arose from the reflections carried out throughout the graduation on the Literature course and experiences lived and observed during my journey as a public school student and future teacher of Portuguese/Literature. The research was analyzed from a qualitative approach, in which interviews were applied through a questionnaire to two groups, a group of Portuguese teachers, public and private education professionals and another group composed of people from the community. To support this research, some theorists were used, such as (DUARTE, 2008) and Rossato e Gesser (2001). With the answers obtained, it was possible to understand how Afro-Brazilian literature has been worked on in educational institutions, what is the position of the community regarding the teaching of black culture in schools and what are the main difficulties for the application and presentation of Afro-Brazilian Literature in educational establishments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectRepresentatividade negrapt_BR
dc.subjectEnsino de literatura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectBlack representationpt_BR
dc.subjectTeaching Afro-Brazilian Literaturept_BR
dc.titleA importância da representatividade negra na escola através da literatura pelo viés da comunidade e professores da Região Sul do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Hidalgo, Luisa da Silva-
dc.contributor.referee2Tejada, Bruna Vitória-
dc.contributor.referee3Chagas, Eduardo Lopez-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo refletir sobre a questão da representatividade negra na escola pelo viés da comunidade e, também, sobre o ensino de literatura afro-brasileira, na perspectiva de professoras da região sul do Brasil, além da discussão das Leis 10.639/03 e 11.645/08, e a sua aplicabilidade no ambiente escolar. O trabalho surgiu a partir das reflexões realizadas durante toda a graduação do curso de Letras e experiências vivenciadas e observadas ao decorrer de minha caminhada como aluna de escola pública e de futura docente de Língua Portuguesa/ Literatura. A pesquisa foi analisada a partir de uma abordagem qualitativa, na qual foram aplicadas entrevistas através de questionário para dois grupos, um grupo de professores de língua portuguesa, profissionais do ensino público e privado e outro grupo composto por pessoas integrantes da comunidade. Para fundamentar esta pesquisa foram utilizados alguns teóricos, como Duarte (2008) e também Rossato e Gesser (2001). Com as respostas obtidas foi possível compreender como a literatura afro-brasileira vem sendo trabalhada nas instituições de ensino, qual o posicionamento da comunidade diante do ensino da cultura negra nas escolas e quais as principais dificuldades para a aplicação e apresentação da Literatura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

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