???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8248
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1D’Avila, Alessandra Goulart-
dc.creatorOliveira, Bianca da Silva de-
dc.date.accessioned2023-04-26T23:10:52Z-
dc.date.available2023-04-26-
dc.date.available2023-04-26T23:10:52Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Bianca da Silva de. A importância da leitura: um estudo com professores de língua portuguesa. 32 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8248-
dc.description.abstractThis research is intended to analyze the importance of encouraging reading in the teaching of Portuguese language throughout the entire learning process. Reading has a significant role in the social and intellectual scope in a child’s development. Reading is an important source of knowledge and questioning, bringing fundamental aspects to formation in an instrumental way and as experience. This educational process must be capable of establish a mutual constructive process and operational in the introduction of reading and text interpretation. The research project the following authors in the theoretical framework:José Mario Pires Azanha (1989), Mikhail Bakhtin (1979), Vera Maria Candau (1983), Rildo Cosson (2020), Paulo Freire (1997), Moacir Gadotti (1989), Ângela Kleiman (2000), Sônia Kramer (2001), Ana Maria Kaufman (1995), Mauro Gomes de Mattos, Adriano José Rossetto Júnior e Shelly Blecher (2003), Jiron Matui (1996), Tânia Rosing (1996) e Isabel Solé (2003). This way the study problematics is limited to the knowledge applied in the process of reading interpretation and express the importance the students to utilize their abilities in the creation and interpretation of text, which demands skill with reading mechanisms. In the creation of this research the bibliographic method was utilized. In addition, a questionnaire involving the qualitative approach was applied. Such technical-operating in relation to the interpretation of the reading are the source of the context of formation for the strengthening of character emancipation as a way of personal growth, as such, only reading can contribute for the effectiveness of this learning practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectMecanismospt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectMechanismspt_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.titleA importância da leitura: um estudo com professores de língua portuguesapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1D’Avila, Alessandra Goulart-
dc.contributor.referee2Souza, Nathan Bastos de-
dc.contributor.referee3Silveira, Rita de Cassia Angeieski da-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste estudo trata de a importância da leitura: um estudo com professores de língua portuguesa. O ato de ler possui um papel significativo no âmbito social e intelectual na formação de uma criança. A leitura é uma importante fonte de conhecimento e de questionamento, trazendo aspectos fundamentais à formação de modo instrumental e como experiência. Esse processo educativo deve ser capaz de estabelecer um processo construtivo mútuo e operacional na mediação da leitura e interpretação de textos. O presente trabalho traz os seguintes autores no referencial teórico: José Mario Pires Azanha (1989), Mikhail Bakhtin (1979), Vera Maria Candau (1983), Rildo Cosson (2020), Paulo Freire (1997), Moacir Gadotti (1989), Ângela Kleiman (2000), Sônia Kramer (2001), Ana Maria Kaufman (1995), Mauro Gomes de Mattos, Adriano José Rossetto Júnior e Shelly Blecher (2003), Jiron Matui (1996), Tânia Rosing (1996) e Isabel Solé (2003). Nesse sentido a problemática de estudo se delimita aos conhecimentos empreendidos no processo de interpretação da leitura e expressam a importância de o educando utilizar suas habilidades na produção e na interpretação de texto, o que implica um domínio dos mecanismos de leitura. Para a realização deste estudo utilizou-se uma metodologia de carater bibliográfico e também foi aplicado um questionário dentro da abordagem qualitativa. Tais habilidades técnico-operativas em relação a interpretação da leitura constituem a raiz no contexto da formação para o fortalecimento da emancipação do sujeito como forma de crescimento pessoal, nesse aspecto, somente a leitura poderá contribuir para a efetivação desta prática pedagógica.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
BIANCA DA SILVA DE OLIVEIRA.pdfBianca da Silva de Oliveira 2021959.27 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???