???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8189
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Del Castillo, Carlos Giovani Dutra-
dc.creatorFacco, Adalmir Junior Bittencourt-
dc.date.accessioned2023-04-18T18:12:54Z-
dc.date.available2023-04-18-
dc.date.available2023-04-18T18:12:54Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.identifier.citationFACCO, Adalmir Junior Bittencourt. Fábula como instrumento para a formação de leitores no ensino fundamental. 33 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8189-
dc.description.abstractThis paper brings an approach to the use of the fable genre as an object of study for teaching reading. The main purpose of this study is to show the fable literary genre and its contributions to reading development in the final years of elementary school. The choice of this theme came from my concerns during my trajectory as a student in the Language and Literature course, offered by the UAB - UNIPAMPA, in the Ead modality. The research was sustained through the exploration of some literary works focused on children's literature. The most relevant theorists that served as reference were Cândido (2011), Neves and Borges (2018), Cagliari (1995), Solé (1998), Gil (2002), Lima and Rosa (2012), Marisa Lajolo (1993), and Freire (2001), which support the theoretical discussion of this work. The methodology was elaborated based on research conducted on the subject. In this way, for the development of the research, a selection of articles, dissertations, and theses that present studies on the fable genre for reading education was carried out. About the analysis of the data collected, the intention was to organize them to answer the question: How can the fable genre be used as a motivating tool in the initial formation of readers in the final years of elementary school? In conclusion, the use of the fable genre as an instrument for the formation of readers is efficient for the teaching of reading, since it enables the interaction of the text with the student's reality, thus contributing to the formation of readers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFábulapt_BR
dc.subjectLeitorespt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectFablept_BR
dc.subjectReaderspt_BR
dc.subjectChildren's Literaturept_BR
dc.titleFábula como instrumento para a formação de leitores no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Del Castillo, Carlos Giovani Dutra-
dc.contributor.referee2Hidalgo, Luisa da Silva-
dc.contributor.referee3Córdoba, Alexander Severo-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste artigo traz uma abordagem sobre o uso do gênero fábula como objeto de estudo para o ensino da leitura. Esse estudo possui como principal objetivo mostrar o gênero literário fábula e as suas contribuições para a formação leitora nos anos finais do Ensino Fundamental. A escolha deste tema originou-se a partir das minhas inquietações durante a minha trajetória como discente do curso de Letras Português, ofertado pela UAB – UNIPAMPA, na modalidade Ead. A pesquisa sustentou-se através da exploração de algumas obras literárias voltadas à literatura infantojuvenil. Os principais teóricos que serviram de referência foram Cândido (2011), Neves e Borges (2018), Cagliari (1995), Solé (1998), Gil (2002), Lima e Rosa (2012), Marisa Lajolo (1993) e Freire (2001), os quais fundamentam a discussão teórica deste trabalho. A metodologia foi elabora com base nas pesquisas realizadas sobre o tema. Sendo assim, para o desenvolvimento da investigação foi realizada uma seleção de artigos, dissertações e teses que apresentam estudos sobre o gênero fábula para a formação leitora. Em relação à análise dos dados coletados, pretendeu-se organizá-los com a finalidade de responder a pergunta indagadora: Como utilizar o gênero fábula como um instrumento motivador na formação inicial dos leitores dos anos finais do Ensino Fundamental? Conclui-se que o uso do gênero fábula como instrumento para a formação de leitores é eficiente para o ensino da leitura, uma vez que possibilita a interação do texto com a realidade do estudante, auxiliando assim, na formação de leitores.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ADALMIR JUNIOR BITTENCOURT FACCO.pdfAdalmir Junior Bittencourt Facco 2021414.16 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???