???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8185
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Lima, Carla Alves-
dc.creatorVieira, Maria Cristina dos Santos-
dc.date.accessioned2023-04-18T18:10:10Z-
dc.date.available2023-04-18-
dc.date.available2023-04-18T18:10:10Z-
dc.date.issued2022-12-23-
dc.identifier.citationVIEIRA, Maria Cristina dos Santos. Reflexões sobre literatura: texto literário e não literário. 32 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8185-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectTexto Literáriopt_BR
dc.subjectTexto não Literáriopt_BR
dc.subjectFormación Docentept_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectTexto literariopt_BR
dc.subjectTexto no literariopt_BR
dc.titleReflexões sobre literatura: texto literário e não literáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Carla Alves-
dc.contributor.referee2Oliveira, Lisiane Inchauspe de-
dc.contributor.referee3Savian, Keli Dutra-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoA temática deste trabalho trata de uma reflexão sobre textos literários e não literários, verificando que ambos fazem parte da educação e do desenvolvimento dos aspectos intelectuais de cada um no espaço social em que vive. De modo mais específico, busca-se refletir sobre os autores que abordam os textos literários e não literários; compreender sobre o que é texto e construir significados em relação ao texto literário e não literário dentro e fora do espaço escolar e refletir sobre a importância da literatura e da leitura na formação do cidadão. Como metodologia utilizou-se a pesquisa do tipo bibliográfica, buscando em diferentes fontes dialogar com autores sobre diferentes textos, em diferentes contextos, inclusive com o uso das tecnologias e assim, interpretar a realidade educacional no campo da Literatura/Leitura/Escrita no contexto social, além das experiências da autora como leitora e as aprendizagens adquiridas no decorrer do curso de formação. O trabalho encontra-se estruturado em seções constituídas de tópicos importantes para a atuação do professor em relação à leitura literária como fonte de conhecimento para a formação do pensamento crítico do aluno e a sua inserção nas questões sociais que o rodeiam. Nas considerações finais, aponta-se que o ensino de literatura deve estar aliado aos seus potenciais educacionais, que coloque o educando frente à diversidade de textos, de diferentes linguagens, possibilitando ao professor (a) desenvolver suas aulas de maneira mais significativa, mais próxima da realidade dos educandos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEl tema de este trabajo trata de una reflexión sobre los textos literarios y no literarios, comprobando que ambos forman parte de la educación y desarrollo de los aspectos intelectuales de cada uno en el espacio social en el que vive. Más específicamente, buscamos reflexionar sobre los autores que abordan textos literarios y no literarios; comprender de qué trata el texto y construir significados en relación a los textos literarios y no literarios dentro y fuera del espacio escolar y reflexionar sobre la importancia de la literatura y la lectura en la formación de ciudadanos. Como metodología se utilizó la investigación bibliográfica, buscando en diferentes fuentes dialogar con autores sobre diferentes textos, en diferentes contextos, incluyendo el uso de tecnologías y así, interpretar la realidad educativa en el campo de la Literatura/Lectura/Escritura en el contexto social, además de las experiencias del autor como lector y los aprendizajes adquiridos durante el curso de formación. El trabajo se estructura en apartados conformados por temas importantes para la actuación del docente en relación a la lectura literaria como fuente de conocimiento para la formación del pensamiento crítico del estudiante y su inserción en las problemáticas sociales que lo rodean. En las consideraciones finales, se señala que la enseñanza de la literatura debe conjugarse con su potencial educativo, que pone al estudiante frente a la diversidad de textos, en diferentes idiomas, capacitando al docente para desarrollar sus clases de manera más significativa, más cerca de la realidad de los estudiantes.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
MARIA CRISTINA DOS SANTOS VIEIRA.pdfMaria Cristina dos Santos Vieira 2022801.93 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???