???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/817
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Goi, Mara Elisângela Jappe-
dc.creatorFreitas, Jeruza Quintana Petrarca de-
dc.date.accessioned2017-02-01T15:16:05Z-
dc.date.available2017-02-01T15:16:05Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/817-
dc.description.abstractThis study is inserted in the research field of Mathematical Education, aiming to articulate the methodology of Problem Solving to the content of Geometry. The work was developed in elementary school, involving students from a public school in Lavras do Sul / RS, during the month of April 2015. With qualitative nature, it was used as research tools: questionnaires, audio recordings and also reports produced. by the students. The implementation analysis shows that students do not have knowledge about Fractal Geometry and also do not know the methodology of Problem Solving. The results indicate that the articulation of the theme with the Problem Solving methodology should be developed more frequently in class so that students become familiar with the methodology.-
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectResolução de problemas-
dc.subjectGeometria fractal-
dc.subjectEducação básica-
dc.titleResolução de problemas no ensino da matemática: uma introdução à geometria fractal no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor2Giuliani, Osmar Francisco-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
dc.description.resumoEste estudo insere-se no campo de pesquisa da Educação Matemática, tendo o objetivo de articular a metodologia de Resolução de Problemas ao conteúdo da Geometria. O trabalho foi desenvolvido no Ensino Fundamental, envolvendo alunos de uma escola pública de Lavras do Sul/RS, durante o mês de abril de 2015. De cunho qualitativo, utilizou-se como instrumentos de pesquisa: questionários, gravações em áudio e também relatórios produzidos pelos alunos. A análise da implementação evidencia que os discentes não possuem conhecimento sobre a Geometria Fractal e também não conhecem a metodologia de Resolução de Problemas. Os resultados indicam que a articulação do tema com a metodologia de Resolução de Problemas deve ser desenvolvida com mais frequência nas aulas para que, assim, os estudantes se familiarizem com a metodologia.pt_BR
dc.rights.licenceAcesso Abertopt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sul-
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Resolução de problemas no ensino da matemática uma introdução à geometria fractal no ensino fundamental..pdf948.46 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???