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dc.contributor.advisor1Simioni, Leonor-
dc.creatorSouza, Yuri dos Santos-
dc.date.accessioned2023-04-13T18:37:28Z-
dc.date.available2023-04-13-
dc.date.available2023-04-13T18:37:28Z-
dc.date.issued2023-03-20-
dc.identifier.citationSOUZA, Yuri dos Santos. Colocação pronominal no português: breve história, uso e ensino. 35p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8165-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPronomes átonospt_BR
dc.subjectPortuguêspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPronombres átonospt_BR
dc.subjectPortuguéspt_BR
dc.subjectEnseñanzapt_BR
dc.titleColocação pronominal no português: breve história, uso e ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Simioni, Leonor-
dc.contributor.referee2Ulrich, Camila Witt-
dc.contributor.referee3Canto, Camila Gonçalves dos Santos do-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo apresentar a história dos pronomes átonos no português, a fim de, posteriormente, refletir sobre o ensino da colocação pronominal na língua. Uma retrospectiva do fenômeno no idioma é imprescindível para a compreensão das mudanças referentes a este uso pronominal nas posições que serão trabalhadas, ou seja, próclise e ênclise. Tal pesquisa se baseará em dados apresentados por Mattos e Silva (2016), Castro (2011), Carneiro e Almeida (2009), Galves (2015), Kato (1999), Martins (2018) entre outros que auxiliarão com os dados históricos. O trabalho, também, visa trazer uma reflexão sobre o ensino da colocação pronominal nas gramáticas normativas e na sala de aula e, por fim, trazer uma proposta para auxiliar os professores de ensino fundamental ou médio a abordar o tema com maior facilidade e adotando outras propostas de ensino.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEl presente estudio tiene como objetivo reflexionar sobre el uso y el desuso de los pronombres clíticos en posición de próclise y ênclise, a fin de proponer una alternativa para la enseñanza del fenómeno lingüístico. Una retrospectiva del fenómeno, en el idioma, es necesaria para la comprensión de los cambios referentes al uso pronominal en las dos posiciones que serán trabajadas, o sea, próclise e ênclise. Tal pesquisa se basa en datos presentados por Mattos e Silva (2016), Castro (2011), Carneiro e Almeida (2009), Galves (2015), Kato (1999), Martins (2018) entre otros que contribuyeron con los datos históricos. El trabajo, también, visa traer una reflexión acerca de la enseñanza de la colocación pronominal en las gramáticas normativas y en las clases de portugués para, por fin, traer una propuesta para auxiliar los profesores a abordar el tema con mayor facilidad y adoptando otras propuestas de enseñanza.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

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YURI DOS SANTOS SOUZA.pdfYuri dos Santos Souza 2023399.84 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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