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dc.contributor.advisor1Werlang, Rafhael Brum-
dc.creatorSilva, Yago Meneses Sena e-
dc.date.accessioned2023-04-11T18:34:46Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-04-11T18:34:46Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Yago Meneses Sena e. Ensinar e aprender ciência no ambiente moodle: implementação de um módulo utilizando os princípios da complexidade e gamificação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8151-
dc.description.abstractGamification consists of an active methodology, woven by the union of playfulness with contemporary technologies, seeking to contemplate the use of design elements in contexts outside of games, and has been increasingly used to motivate students of the new generations. In an attempt to build a method, which is recreated in the relationship between gamification and the phenomenon of the complex, a Transdisciplinary Didactic Unit (UDT) is proposed to promote, in a non-linear way, the science teachinglearning process in Basic Education (EB), using the Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (MOODLE) as an interaction platform from the H5P. Associated with these needs for insertion of active methodologies and the need for schools to implement the National Common Curricular Base (BNCC), a research is proposed that uses a qualitative and quantitative action-research approach, with an exploratory approach in order to develop it in MOODLE in conjunction with the BNCC. In which a module was implemented and analyzed, which discussed the complex topic of climate change, using a gamified methodology in the MOODLE environment. The initial results indicate that the use of UDT enables the fulfillment of several competences and abilities of the BNCC and also that the use of technology with the intention of nonlinearity, amplifies reflection on science learning and gamified thinking and can be a starting point beginning of the reform of thinking about the teaching-learning processes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectPlugin H5Ppt_BR
dc.subjectMoodlept_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectVisualização de dadospt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectPlugin H5Ppt_BR
dc.subjectData visualizationpt_BR
dc.subjectMéthodologies activespt_BR
dc.subjectVisualisation de donnéespt_BR
dc.subjectMetodologías activaspt_BR
dc.subjectComplemento H5Ppt_BR
dc.subjectVisualización de datospt_BR
dc.titleEnsinar e aprender ciência no ambiente moodle: implementação de um módulo utilizando os princípios da complexidade e gamificaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0638319992865335pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9871972693068670pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Martins, Márcio André Rodrigues-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9143459351377977pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA gamificação constitui-se de uma metodologia ativa, tecida pela união do lúdico com as tecnologias contemporâneas, procurando contemplar o uso de elementos de design em contextos fora dos games, e vem sendo cada vez mais usada para motivar os discentes das novas gerações. Na tentativa de construir um método, que se recria na relação entre a gamificação com o fenômeno do complexo, propõe-se uma Unidade Didática Transdisciplinar (UDT) para promover, de forma nãolinear, o processo de ensino-aprendizagem de ciências na Educação Básica (EB), usando como plataforma de interação o Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (MOODLE) a partir do H5P. Associado a essas necessidades de inserção de metodologias ativas e a necessidade de as escolas implementarem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), propõe-se uma pesquisa que se vale de uma abordagem pesquisa-ação quali-quantitativa, com uma abordagem exploratória a fim de desenvolvê-la no MOODLE de forma articulada à BNCC. Em que implementou-se e analisou-se um módulo, que discorreu sobre o tema complexo de mudanças climáticas, usando uma metodologia gamificada no ambiente MOODLE. Os resultados iniciais apontam que a utilização da UDT possibilita o cumprimento de diversas competências e habilidades da BNCC e ainda, que o uso da tecnologia com intuito da não linearidade, amplifica a reflexão na aprendizagem de ciências e o pensamento gamificado pode ser um ponto que poderia reforçar o que Morin chama de “reforma do pensamento” sobre os processos de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
dc.description.resumeLa gamification consiste en une méthodologie active, tissée par l'union du ludique avec les technologies contemporaines, cherchant à envisager l'utilisation d'éléments de conception dans des contextes en dehors des jeux, et a été de plus en plus utilisée pour motiver les étudiants des nouvelles générations. Dans une tentative de construire une méthode, qui se recrée dans la relation entre la gamification et le phénomène du complexe, une Unité Didactique Transdisciplinaire (UDT) est proposée pour promouvoir, de manière non linéaire, le processus d'enseignement-apprentissage des sciences en Basic Education (EB), utilisant l'environnement d'apprentissage dynamique modulaire orienté objet (MOODLE) comme plate-forme d'interaction du H5P. Associée à ces besoins d'insertion de méthodologies actives et à la nécessité pour les écoles de mettre en œuvre le Socle Commun Curriculaire National (BNCC), une recherche est proposée qui utilise une approche de recherche-action qualitative et quantitative, avec une approche exploratoire afin de la développer en MOODLE en collaboration avec le BNCC. Dans lequel un module a été mis en œuvre et analysé, qui a abordé le sujet complexe du changement climatique, en utilisant une méthodologie gamifiée dans l'environnement MOODLE. Les premiers résultats indiquent que l'utilisation de l'UDT permet l'accomplissement de plusieurs compétences et capacités du BNCC et aussi que l'utilisation de la technologie avec l'intention de non-linéarité, amplifie la réflexion sur l'apprentissage des sciences et la pensée gamifiée et peut être un point de départ de la réforme de la réflexion sur les processus d'enseignement-apprentissage.pt_BR
dc.description.ResumenLa gamificación consiste en una metodología activa, tejida por la unión de la lúdica con las tecnologías contemporáneas, que busca contemplar el uso de elementos de diseño en contextos ajenos a los juegos, y ha sido cada vez más utilizada para motivar a los estudiantes de las nuevas generaciones. En un intento por construir un método, que se recree en la relación entre la gamificación y el fenómeno de lo complejo, se propone una Unidad Didáctica Transdisciplinar (UDT) para promover, de forma no lineal, el proceso de enseñanza-aprendizaje de las ciencias en Educación Básica. Educación (EB), utilizando el Entorno de Aprendizaje Dinámico Modular Orientado a Objetos (MOODLE) como plataforma de interacción del H5P. Asociado a estas necesidades de inserción de metodologías activas y a la necesidad de que las escuelas implementen la Base Curricular Común Nacional (BNCC), se propone una investigación que utiliza un enfoque cualitativo y cuantitativo de investigación-acción, con un enfoque exploratorio para desarrollarla en MOODLE en conjunto con el BNCC. En el cual se implementó y analizó un módulo, en el cual se trató el complejo tema del cambio climático, utilizando una metodología gamificada en el ambiente MOODLE. Los resultados iniciales indican que el uso de la UDT permite el cumplimiento de varias competencias y habilidades de la BNCC y también que el uso de la tecnología con la intención de no linealidad, amplifica la reflexión sobre el aprendizaje de las ciencias y el pensamiento gamificado y puede ser un punto de partida para comenzar. de la reforma del pensamiento sobre los procesos de enseñanza-aprendizaje.pt_BR
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Yago Meneses Sena e Silva - 2023.pdf1.87 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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