???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/814
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Dutra, Carlos Maximiliano | - |
dc.creator | Cruz, Thiago Severo | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-01T14:46:20Z | - |
dc.date.available | 2017-02-01T14:46:20Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/814 | - |
dc.description.abstract | This study aims to investigate two collections of textbooks of Physics selected in PNLD 2012-2014 and that are used in the Romaguera Correa and Marechal Candido Rondon high schools in the Uruguaiana/RS. This analysis seeks to understand the conditions and quality of the historical information presented in textbooks. Based on the analysis we found that in general the history of science is presented with focus in the characters and dates without considering the social context and the evolution of science. However the textbooks present some good examples of historical contextualization, demonstrating that it is possible through an effort of authors to present in the textbooks the physics as a science in constant progress contributing to the society development. | en |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | História da Ciência | pt_BR |
dc.subject | High school | en |
dc.subject | Science History | en |
dc.subject | Physical | en |
dc.title | História da ciência nos livros didáticos de física | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
dc.description.resumo | Este trabalho objetiva investigar duas coleções de livros didáticos da disciplina de física selecionados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2012-2014 e que são utilizados nas escolas estaduais da rede pública de ensino do município de Uruguaiana/RS. Esta análise busca entender as condições e qualidade das informações históricas apresentadas nos livros didáticos oferecidos aos alunos do ensino médio da rede pública de educação em Uruguaiana. Com base na análise realizada verifica-se que a história da ciência é apresentada de uma forma geral centralizada em personagens e datas sem aprofundamento no que concerne ao contexto social e o processo de evolução da ciência. Entretanto, encontrou-se bons exemplos de contextualização histórica nos livros, demonstrando que é possível através de um esforço de autores e de se apresentar a Física como uma ciência em constante processo de formação colaborando para a transformação da sociedade. | pt_BR |
dc.rights.licence | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Uruguaiana | - |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Ciências da Natureza |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
THIAGO SEVERO CRUZ.pdf | 494.91 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license???