???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8075
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Bihain, Anderson Luis Jeske-
dc.creatorPereira, Dérik Becker-
dc.date.accessioned2023-03-21T20:04:25Z-
dc.date.available2023-03-21-
dc.date.available2023-03-21T20:04:25Z-
dc.date.issued2023-01-19-
dc.identifier.citationPEREIRA, Dérik Becker. Transformações geométricas no plano cartesiano. 51 f.: il. 2023. Monografia (Especialização) – Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8075-
dc.description.abstractThe present work consists of the planning, elaboration and application of an unprecedented Applied Mathematics class with 21 students of the 1st year of High School at a state school in Santiago/RS, which aims to solidify the students' knowledge in relation to geometric transformations in the plane. Cartesian, in particular, the concepts of congruence and similarity of figures, subjects addressed in the high school curriculum. The objective of this research is to analyze the potential of a methodology of exploratory and investigative activities in the learning process of geometric transformations. To achieve the objectives, students were invited to solve activities that involved geometric transformations in the form of constructions in the Cartesian Plane, on graph paper and also in the GeoGebra software. At the end of the class, the students answered a questionnaire about their perceptions regarding the activities developed and the proposed methodology. With the students' production, a qualitative study was conducted, analyzing the strategies used in the investigative process, allowing for some reflections on this practice. In the work analyses, it is possible to check the progress of the students, through the recording of images, mainly in the understanding and interpretation, both in the questionnaires and in the expected results. Finally, the findings of the professor regarding the applied class are exposed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectTransformações Geométricaspt_BR
dc.subjectExploração-Investigação Matemáticapt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectGeometric Transformationspt_BR
dc.subjectMathematics Exploration Investigationpt_BR
dc.titleTransformações geométricas no plano cartesianopt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Anderson Luis Jeske, Bihain-
dc.contributor.referee2Blas, Leandro-
dc.contributor.referee3Gomes, Everson-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programOutrospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste no planejamento, elaboração e aplicação de uma aula inédita de Matemática aplicada com 21 estudantes do 1° ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Santiago/RS, que objetiva solidificar os conhecimentos dos alunos em relação às transformações geométricas no plano cartesiano, em específico, os conceitos de congruência e semelhança de figuras, assuntos abordados no currículo do Ensino Médio. O objetivo dessa pesquisa é analisar as potencialidades de uma metodologia de atividades exploratórias e investigativas no processo de aprendizagem das transformações geométricas. Para atingir os objetivos, os alunos foram convidados a solucionar atividades que envolviam as transformações geométricas na forma de construções no Plano Cartesiano, em um papel quadriculado e também no software GeoGebra. No final da aula os alunos responderam um questionário sobre suas percepções em relação às atividades desenvolvidas e a metodologia proposta. Com a produção dos alunos foi conduzido um estudo de cunho qualitativo analisando as estratégias utilizadas no processo investigativo possibilitando algumas reflexões sobre essa prática. Nas análises do trabalho é possível conferir os progressos dos estudantes, através dos registros de imagens, principalmente na compreensão e interpretação, tanto nos questionários como nos resultados esperados. Por fim, são expostas às constatações do docente referente à aula aplicada.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Derik_Becker_Pereira_FINAL_8.pdf2.44 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???