???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8069
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silva, Rafael Rodrigues da-
dc.creatorHenrique, Andreivis Rufino-
dc.date.accessioned2023-03-21T20:01:16Z-
dc.date.available2022-03-21-
dc.date.available2023-03-21T20:01:16Z-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.identifier.citationHENRIQUE, Andreivis Rufino. Depois da Graduação: Inserção Profissional de Egressos do Curso de Música –Licenciatura da UNIPAMPA. 68 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8069-
dc.description.abstractInspired by Solange Maranho Gomes’ work, this research aims to understand the professional integration of professional who had their degree on Music education from Federal University of Pampa (also known as Unipampa) located in the city of Bagé (very south of Brazil). The research has a quantitative approach, is based in a questionnaire constituted of 78 questions inspired by the work of Gomes (2016) and distributed by Goggle Forms platform. Out of 32 former students (who had their degree until 2019) we obtained 20 answers (62,5%). Through the acquired data we could see a concentration in professional integration as instrumentalist, arranger and composer. We have also identified the integration as a teacher by 8 out of 20 respondents (40%) which demonstrates a need for professionals in this field. The Bagé region is shown to be a place in need of professionals in this field, since the egressed students who were not originally from the city continued to reside there after the completion of the course. Another factor that contributes to this finding is the majority of the egressed students claims they feel professionally recognized. The results from the research represents a potential for use in the institutional evaluation practices in the course and contribute to the field of research on the professional insertion of professionals with higher education in Music in Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEgressospt_BR
dc.subjectInserção Profissionalpt_BR
dc.subjectLicenciatura em Músicapt_BR
dc.subjectEgressed Studentspt_BR
dc.subjectProfessional Integrationpt_BR
dc.subjectMusic teacher educationpt_BR
dc.titleDepois da Graduação: Inserção Profissional de Egressos do Curso de Música – Licenciatura da UNIPAMPApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Rafael Rodrigues da-
dc.contributor.referee2Gomes, Solange Maranho-
dc.contributor.referee3Bozzetto, Adriana-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo compreender a inserção profissional dos egressos do curso de Música – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) campus Bagé. A pesquisa de abordagem quantitativa, emprega um questionário constituído de 78 questões inspirado pelo trabalho de Gomes (2016) que foi distribuído pela plataforma Google Forms. Dos 32 formados do curso (no período em que foi aplicada a pesquisa) obtivemos 20 respostas (62,5%). Através dos dados obtidos pudemos constatar uma concentração na inserção profissional como instrumentista, arranjador(a) e compositor(a). Identificamos, também, a inserção como professor(a) por 8 dos 20 respondentes (40%) o que demonstra uma demanda por profissionais nesse âmbito. A região de Bagé se mostra um local que vem absorvendo os profissionais da área, visto que os egressos os quais não eram originalmente da cidade continuaram residindo ali após a conclusão do curso. Outro fator que contribui para esta constatação é a maioria dos egressos afirmar se sentirem reconhecidos profissionalmente. Os resultados da pesquisa representam também um potencial para que o curso de Música - Licenciatura tome os dados para objeto de estudo em suas políticas de avaliação institucional e contribuem para o campo da pesquisa sobre inserção profissional dos profissionais com formação superior em Música no Brasil.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Música

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_ANDREIVIS_RUFINO_HENRIQUE.pdf3.18 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???