Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8052
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Damascena, Monique Bronzoni-
dc.creatorRodrigues, Leonardo Macedo-
dc.date.accessioned2023-03-10T18:06:24Z-
dc.date.available2023-03-09-
dc.date.available2023-03-10T18:06:24Z-
dc.date.issued2023-02-07-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Leonardo Macedo. A dimensão pedagógica do serviço social: perspectivas profissionais para a emancipação da classe subalterna. 2023. 74 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8052-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.subjectPrática profissionalpt_BR
dc.subjectTrabalho qualificadopt_BR
dc.subjectAssistentes sociaispt_BR
dc.subjectServicio socialpt_BR
dc.subjectPractica profesionalpt_BR
dc.titleA dimensão pedagógica do serviço social: perspectivas profissionais para a emancipação da classe subalternapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7547014951299036pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2560981381694082pt_BR
dc.contributor.referee1Berwig, Solange Emilene-
dc.contributor.referee2Ferreira, José Wesley-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5791374040522410pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2432723992234220pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA presente monografia tem como temática a dimensão pedagógica do Serviço Social brasileiro. E delimita-se a reafirmar a dimensão pedagógica do(a) assistente social, enquanto processo interventivo pedagógico e emancipatório, que socializa as informações, a consciência política de classe, e fortalece a organização da sociedade civil subalterna para suas mobilizações sociais reivindicatórias. Busca-se, enquanto objetivo geral, apreender a dimensão pedagógica do Serviço Social brasileiro, a partir da produção bibliográfica recente da área do Serviço Social no Brasil. A metodologia utilizada na pesquisa trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório para atender os objetivos específicos. Estes são: levantar às produções bibliográficas recentes da área do Serviço Social brasileiro sobre a dimensão pedagógica do(a) Assistente Social e; categorizar o conceito de dimensão pedagógica do(a) Assistente Social, a partir das produções bibliográficas recentes (artigos científicos) da área do Serviço Social brasileiro. Como resultado da análise, a composição da amostra da pesquisa bibliográfica foi de 09 (nove) artigos produzidos recentemente na área do Serviço Social brasileiro. As referências a essa dimensão nas produções encontradas também utilizam outras nomenclaturas, tais como “dimensão socioeducativa”; “função pedagógica”, “dimensões política e pedagógica” e; “estratégias política e pedagógica”. Entretanto, todas referem-se à identidade do Serviço Social, no processo interventivo ideopolítico da profissão, sendo esta, uma estratégia pedagógica que situa-se no exercício de socializar a apreensão dos direitos sociais e, instigar a classe subalterna a reconhecer como sociedade política, para a sua participação plena nos processos de organização e mobilização social, de acordo com as suas demandas e reivindicações.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
dc.description.ResumenEsta monografía tiene como tema la dimensión pedagógica del Trabajo Social brasileño. Y se limita a reafirmar la dimensión pedagógica del trabajador social, como proceso intervencionista pedagógico y emancipador, que socializa la información, la conciencia política de clase, y fortalece la organización de la sociedad civil subalterna para sus movilizaciones sociales exigentes. Busca, como objetivo general, aprehender la dimensión pedagógica del Trabajo Social brasileño, a partir de la producción bibliográfica reciente en el área del Trabajo Social en Brasil. La metodología utilizada en la investigación es una investigación bibliográfica exploratoria para cumplir con los objetivos específicos. Estos son: levantar producciones bibliográficas recientes en el área del Trabajo Social brasileño sobre la dimensión pedagógica del Trabajador Social y; categorizar el concepto de la dimensión pedagógica del Trabajador Social, a partir de producciones bibliográficas recientes (artículos científicos) en el campo del Trabajo Social brasileño. Como resultado del análisis, la composición de la muestra de investigación bibliográfica fue de 09 (nueve) artículos producidos recientemente en el área de Trabajo Social Brasileño. Las referencias a esta dimensión en las producciones encontradas también utilizan otras nomenclaturas, como “dimensión socioeducativa”; “función pedagógica”, “dimensiones políticas y pedagógicas” y; “Estrategias políticas y pedagógicas”. Sin embargo, todos se refieren a la identidad del Trabajo Social, en el proceso intervencionista ideopolítico de la profesión, siendo esta una estrategia pedagógica que radica en el ejercicio de socializar la aprehensión de los derechos sociales e instigar a la clase subalterna a reconocerse como sociedad política, para su plena realización. participación en los procesos de organización y movilización social, de acuerdo con sus demandas y reivindicaciones.pt_BR
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Leonardo Macedo Rodrigues 2023.pdf546.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.