???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8047
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Quadrado, Jaqueline Carvalho-
dc.creatorAquino Junior, Otaviano da Motta-
dc.date.accessioned2023-03-09T17:51:57Z-
dc.date.available2023-03-09-
dc.date.available2023-03-09T17:51:57Z-
dc.date.issued2023-01-31-
dc.identifier.citationAQUINO JUNIOR, Otaviano da Motta. A musicalidade no serviço social: uma experiência de estágio. 2023. 28 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8047-
dc.description.abstractThis course completion work aims to analyze the use of music as an instrument in Social Work, based on the experience of implementing guitar groups in CRIASM. Therefore, it is a theoretical and practical report, referring to the implementation and execution of the intervention project of the curricular component of graduation of Supervised Internship in Social Work II, which took place between the months of April to August 2022, at the Centro Regional de Comprehensive Mental Health Care-CRAISM-, mental health unit of the institution Hospital Ivan Goulart in the city of São Borja/RS. Thus, ten (10) guitar groups were formed as the users of the CRASM, five (5) groups were focused on the Mental Health axis, and the other five (5) groups were focused on the Chemical Dependency axis. With this, the present combines with the perspective of dialectical historical materialism, understanding the constituent processes of reality riddled with contradiction and complex with each other. Furthermore, the following methodological techniques were used: Free observation; Field notes; and finally Content analysis. Therefore, it is inferred that the use of music as an instrument of social work has enormous potential in mental health work processes, with the ability to create a bond between the professional and the service user. It adds the ability to unravel mediative complexes of reality, these particular to each user. In addition, this intervention process provided greater articulation with the specialties that participated, especially psychology, thus exercising multidisciplinary work with transdisciplinary assumptions, collaborating with diagnoses with an expanded look at the determinants of social protection and lack of protection.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.subjectMusicoterapiapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectViolãopt_BR
dc.subjectSocial servicept_BR
dc.subjectMusic therapypt_BR
dc.titleA musicalidade no serviço social: uma experiência de estágiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5648445160023039pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5517768446912195pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, José Wesley-
dc.contributor.referee2Castanho, Roberto Barboza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8342891291730467pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5791374040522410pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar o uso da música enquanto instrumental no Serviço Social, a partir da experiência de efetivação dos grupos de violão no CRAISM. Logo, trata-se de um relato teórico prático, referente a implementação e execução do projeto de intervenção do componente curricular de graduação de Estágio Supervisionado em Serviço Social II, o qual ocorreu entre os meses de Abril à Agosto de 2022, no Centro Regional de Atenção Integral em Saúde Mental-CRAISM-, unidade de saúde mental da instituição Hospital Ivan Goulart da cidade de São Borja/RS. Assim, foram realizados dez (10) grupos de violão como os usuários do CRAISM, sendo que cinco (5) grupos foram voltados para o eixo de Saúde Mental, e os outros cinco (5) grupos foram voltados para o eixo de Dependência Química. Com isso, o presente alia-se a perspectiva do materialismo histórico dialético, compreendendo os processos constituintes do real eivados de contradição e complexos entre si. Ademais, utilizou-se das seguintes técnicas metodológicas: Observação livre; Anotações de campo; e por fim Análise de conteúdo. Sendo assim, infere-se que a utilização da música enquanto instrumental do serviço social apresentou enorme potencialidade, nos processos de trabalho de saúde mental, com capacidade para criação de vínculo entre o profissional e o usuário do serviço. Acrescenta-se a capacidade no desvendamento de complexos mediativos da realidade, estes particulares a cada usuário. Além disso, tal processo interventivo proporcionou maior articulação com as especialidades que participaram, especialmente, a psicologia, assim exercitando trabalho multiprofissional com pressupostos transdisciplinares, colaborando com diagnósticos de olhar ampliado aos determinantes de proteção e desproteção social.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Serviço Social

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Otaviano da Motta Aquino Junior 2023.pdf669.88 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???