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dc.contributor.advisor1Oliveira, Simone Barros de-
dc.creatorRibeiro, Bianca Estefani Martins-
dc.date.accessioned2023-03-09T17:49:48Z-
dc.date.available2023-03-09-
dc.date.available2023-03-09T17:49:48Z-
dc.date.issued2023-01-09-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Bianca Estefani Martins. Emancipação feminina e educação básica: possibilidades e limites da intervenção profissional do serviço social. 2023. 35 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8043-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDireitos das mulherespt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectServicio socialpt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.titleEmancipação feminina e educação básica: possibilidades e limites da intervenção profissional do serviço socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0262877528419816pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6087608900823784pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Monique Soares-
dc.contributor.referee2Robalo, Taiara-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8125789862220781pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3975905350993124pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe discorrer sobre contribuições do Serviço Social contribuindo para processos de emancipação de mulheres na rede pública de educação básica, a fim potencializar o enfrentamento das expressões da questão social que emergem no âmbito das desigualdades entre os sexos. Compreende-se que a rede pública de educação básica como espaço sócioocupacional de profissionais de serviço social – posto a promulgação da Lei 13.935/2019 – é permeada de questões resultantes das relações sociais provenientes do modo de produção capitalista, que se incorporam de diferentes formas de acordo com recortes ou marcadores sociais de gênero, classe e raça-etnia. Nesse sentido, metodologicamente foi realizada uma pesquisa qualitativa, com recorte bibliográfico para aprofundar a investigação sobre o tema, com levantamento de dados na plataforma Periódicos – CAPES, com recorte temporal e de marcadores. Para complementação de dados foi realizada pesquisa de opinião pública através de questionário online. Os resultados apontam a necessidade de intervenções profissionais que ampliem a percepção das diferenças socialmente estabelecidas entre homens e mulheres, construindo base para atender demandas advindas das relações entre sexos. E neste contexto, sinalizam as possibilidades e os limites de intervenção profissional da/o assistente social dentro da rede pública de educação básica para a emancipação feminina compreendendo a contradição existente nesta.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
dc.description.ResumenEl presente trabajo propone discutir sobre las contribuciones del Servicio Social contribuyendo a los procesos de emancipación de las mujeres en la red pública de educación básica, con el fin de potencializar el enfrentamiento de las expresiones de la cuestión social que surgen en el ámbito de las desigualdades entre los sexos. Se entiende que la red pública de educación básica como espacio socio-laboral de los profesionales del servicio social -después de la promulgación de la Ley 13.935/2019- está permeada de cuestiones resultantes de las relaciones sociales derivadas del modo de producción capitalista, que se incorporan de diferentes maneras según los recortes sociales o marcadores de género, clase y raza-etnia. En este sentido, metodológicamente se realizó una investigación cualitativa, con un relevamiento bibliográfico para profundizar la investigación sobre el tema, con recolección de datos en la plataforma Periódicos - CAPES, con un corte temporal y marcadores. Para complementar los datos, se realizó una encuesta de opinión pública mediante un cuestionario en línea. Los resultados apuntan a la necesidad de intervenciones profesionales que amplíen la percepción de las diferencias socialmente establecidas entre hombres y mujeres, construyendo una base para satisfacer las demandas derivadas de las relaciones de género. Y en este contexto, indican las posibilidades y los límites de la intervención profesional del trabajador social dentro de la red pública de educación básica para la emancipación femenina, comprendiendo la contradicción existente en la misma.pt_BR
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