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dc.contributor.advisor1Budny, Jaelson-
dc.creatorScarrone, Luíza Dotta-
dc.date.accessioned2023-02-28T18:12:09Z-
dc.date.available2023-02-27-
dc.date.available2023-02-28T18:12:09Z-
dc.date.issued2023-01-26-
dc.identifier.citationSCARRONE, Luíza Dotta. Adição de cinza da casca de arroz como alternativa para a estabilização betuminosa em solos argilosos. Orientador: Jaelson Budny. 56p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Civil, Alegrete, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8005-
dc.description.abstractLocated in the West Frontier region of Rio Grande do Sul, the city of Alegrete has its economy based on the farming sector, therefore, the lack of quality of the side roads directly interferes on the local economy, since roads in a degradation situation consume more fuel, wear out the vehicles responsible for transporting loads and interfere with the flow of products. In addition, unpaved roads without any type of treatment are more vulnerable to the action of water, wind and the successive passage of truckloads. Among the alternatives for improving these roads, bituminous stabilization is an interesting option, given its simplified execution and positive results, being considered a low-cost ”paving”. However, the application of the technique is limited when dealing with clayey soils, as it presents difficulties in homogenizing the mixture and subsequent compaction on the road. Thereby, rice husk ash is presented as an additive to enable the application of bituminous stabilization in clayey soils, since it has the capacity to reduce soil plasticity and collaborate with the malleability of the mixture, this combined with the fact that there is abundance of the material in the region, since it is a debris generated by rice mills, and has no commercial value. For the present work, the following were used: soil with clayey characteristics, classified as CH and A-7-5, by the Unified Soil Classification System (USCS) and Transportation Research Board (TRB), respectively, cationic asphalt emulsion and rice husk ash without controlled burning temperature. By adding rice husk ash to the mixture of soil and asphalt emulsion, it was possible to obtain a significant improvement in the malleability of the mixture, a fact that consolidates as the greatest gain of the present research, in addition to an increase of 23.3% on simple compressive strength compared to soil stabilized only with asphalt emulsion. In addition, it was observed a gain in resistance to water action of the soil, asphalt emulsion and rice husk ash specimens compared to the other presentations. Keywords: soil stabilization; asphaltic emulsion; rice husk ash; roads; clayey soil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectSolospt_BR
dc.subjectMisturas com emulsão asfálticapt_BR
dc.subjectArrozpt_BR
dc.subjectSolos argilosospt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.subjectSoilspt_BR
dc.subjectAsphalt emulsion mixturespt_BR
dc.subjectRicept_BR
dc.subjectClay soilspt_BR
dc.titleAdição de cinza da casca de arroz como alternativa para a estabilização betuminosa em solos argilosospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoLocalizado na região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, o município de Alegrete tem sua economia baseada no setor agropecuário, assim, a falta de qualidade das estradas vicinais interfere diretamente na economia local, visto que vias em situação de degradação consomem mais combustível, desgastam os veículos responsáveis pelo transporte das cargas e dificulta o fluxo dos produtos. Além disso, estradas não-pavimentadas e sem qualquer tipo de tratamento se encontram mais sujeitas à ação da água, vento e à passagem sucessiva de cargas. Dentre as alternativas para melhoria dessas vias, tem-se a estabilização betuminosa como uma opção atrativa, visto sua execução simplificada e bons resultados, podendo ser considerada uma “pavimentação” de baixo custo. Porém, a aplicação da técnica é limitada quando se trata sobre solos mais finos, pois apresenta dificuldades da homogeneização da mistura e posterior compactação em pista. Desse modo, a cinza da casca de arroz se apresenta como um aditivo para viabilizar a aplicação da estabilização betuminosa em solos argilosas, visto que esta tem a capacidade de reduzir a plasticidade de solo e colaborar com a trabalhabilidade da mistura, isto aliado ao fato da abundância do material na região, visto que é resíduo gerado pelas beneficiadoras de arroz, e não possui valor comercial. Os materiais utilizados foram: solo de características argilosas, classificado como CH e A-7-5, pelo Sistema Unificado de Classificação de Solos (SUCS) e Transportation Research Board (TRB), respectivamente, emulsão asfáltica de ruptura lenta e cinza da casca de arroz sem temperatura de queima controlada. Ao unir a cinza da casca de arroz, a mistura de solo e emulsão asfáltica foi possível obter uma melhora significativa da trabalhabilidade da mistura, fato esse que se consolida como o maior ganho da presente pesquisa, além de um incremento de 23,3% na resistência à compressão simples em comparação ao solo estabilizado apenas com emulsão asfáltica. Em adição a isso, foi observado o ganho de resistência à ação da água dos corpos de prova de solo, emulsão asfáltica e cinza da casca de arroz frente às demais apresentações. Palavras-chave: estabilização de solos; emulsão asfáltica; cinza da casca de arroz; estradas vicinais; solo argiloso.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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