???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7996
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silveira, Paulo Roberto Cardoso da-
dc.creatorRoos, Mateus Livino de Avila-
dc.date.accessioned2023-02-27T17:38:28Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-02-27T17:38:28Z-
dc.date.issued2023-01-31-
dc.identifier.citationROSS, Mateus Livino de Avila. A relação entre educação em escolas rurais e a permanência dos jovens no campo. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7996-
dc.description.abstractThe work has the purpose of highlighting the importance of education for rural people; it addresses the difficulties that students encounter in remaining in rural areas and how education can contribute to stem the exodus of young people. Education in rural schools has been undergoing transformations, whether structural or pedagogical; efforts have been made to use appropriate methodologies, capable of dialoguing with the needs of students and the school community. However, many schools do not go beyond traditional practices and end up teaching far from the situation experienced in the community, causing the reproduction of a tendency to migrate towards the urban area. Subsidies are sought for the constitution of a school focused on valuing the rural space, which promotes the understanding of the context lived by the students and the future expectations in relation to rural development. The Municipal Elementary School Osório Braga in the municipality of Ita-qui-RS is taken on an empirical basis, with data collection carried out with management, teachers and students. It was noticed that the school has a job aimed at keeping young people in the countryside, but its teaching is still urban, so it ends up limiting teachers and coordinators. Within the challenge for changing pedagogical practices, this work can contribute to methodological reflection and the results that have been achieved, enhancing the work developed by UNIPAMPA – Campus de Itaqui with Family Agriculture.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectÊxodo ruralpt_BR
dc.subjectJovens ruraispt_BR
dc.subjectRural developmentpt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectRural exoduspt_BR
dc.subjectRural youthpt_BR
dc.titleA relação entre educação em escolas rurais e a permanência dos jovens no campopt_BR
dc.title.alternativeThe relationship between education in rural schools and the permanence of young people in the countrysidept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2761588219849385pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4810993692434345pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Paulo Roberto Cardoso da-
dc.contributor.referee2Kheler, Gabriel dos Santos-
dc.contributor.referee3Correa, Jose Carlos Severo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6853481534237869pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3370111653429241pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4810993692434345pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO trabalho tem a finalidade de destacar a importância da educação para as pessoas do campo; abordam-se as dificuldades que os estudantes encontram para permanecer no espaço rural e como a educação pode contribuir para estancar o êxodo de jovens. A educação na escola rural vem passando por transformações, sejam estruturais ou pedagógicas; tem sido buscado utilizar metodologias adequadas, capazes de dialogar com a necessidade dos alunos e comunidade escolar. No entanto, muitas escolas não superam as práticas tradicionais e acabam por fazer um ensino distante da situação vivenciada na comunidade, ocasionando a reprodução de uma tendência de migrar em direção ao urbano. Buscam-se subsídios para a constituição de uma escola voltada à valorização do espaço rural, a qual promova a compreensão do contexto vivido pelos estudantes e as expectativas futuras em relação ao desenvolvimento rural. Toma-se com base empírica a Escola Municipal de Ensino Fundamental Osório Braga no município de Itaqui-RS, sendo a coleta de dados realizada junto a gestão, aos docentes e discentes. Percebeu se escola tem um trabalho voltado a permanência do jovem no campo, mas a sua didática ainda é urbana então acaba limitando os professores e coordenadores. Dentro do desafio para a mudança nas práticas pedagógicas, este trabalho pode contribuir na reflexão metodológica e nos resultados que tem sido alcançado, potencializando o trabalho desenvolvido pela UNIPAMPA – Campus de Itaqui junto à agricultura Familiar.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Mateus Livino de Avila Roos - 2022.pdf607.88 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???