???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7995
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silveira, Paulo Roberto Cardoso da-
dc.creatorAlmeida, Lucas Colpo de-
dc.date.accessioned2023-02-27T17:37:59Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-02-27T17:37:59Z-
dc.date.issued2023-01-25-
dc.identifier.citationALMEIDA, Lucas Colpo de. Interdisciplinaridade no contexto do ensino superior brasileiro: uma pesquisa exploratória. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7995-
dc.description.abstractThis work proposed the study of interdisciplinarity in the context of Brazilian higher education, with the general objective of analyzing its importance in the configuration of contemporary education, seeking elements that contribute to the formation of students of university courses in Brazil. In this perspective, during the execution of the work, a bibliographical research was carried out to understand the concepts related to interdisciplinarity and, subsequently, an empirical study was carried out based on the students of the Interdisciplinary Bachelor of Science and Technology course at the Federal University of Pampa - Itaqui Campus; in this stage, themes related to Interdisciplinarity as focused on in the course were approached using a questionnaire with objective and discursive questions. Initially, data were collected about the students' profile and finally their perceptions about interdisciplinary practices and the Course's Pedagogical Project. The analysis of the collected data took place in a qualitative way and according to the results presented, it was possible to verify that Interdisciplinarity is a positive aspect in the formation, adding knowledge and making teaching more flexible.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGraduaçãopt_BR
dc.subjectUNIPAMPApt_BR
dc.subjectBacharelado interdisciplinarpt_BR
dc.subjectUniversity graduatept_BR
dc.subjectInterdisciplinary baccalaureatept_BR
dc.titleInterdisciplinaridade no contexto do ensino superior brasileiro: uma pesquisa exploratóriapt_BR
dc.title.alternativeInterdisciplinarity in the context of Brazilian higher education: an exploratory researchpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7472417305748285pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4810993692434345pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Paulo Roberto Cardoso da-
dc.contributor.referee2Missio, Eloir-
dc.contributor.referee3Freitas, Augusto Gonzaga Oliveira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2698783509266261pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5494266958215129pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4810993692434345pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propôs o estudo da interdisciplinaridade no contexto do ensino superior brasileiro, tendo como objetivo geral analisar a sua importância na configuração da educação contemporânea, buscando elementos que contribuem na formação dos discentes de cursos universitários do Brasil. Nesta perspectiva, durante a execução do trabalho foi realizado uma pesquisa bibliográfica para compreender os conceitos relacionados à interdisciplinaridade e, posteriormente, efetivou-se um estudo empírico tomando como base os discentes do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Pampa – Campus Itaqui; nesta etapa foram abordados os temas relacionados com a Interdisciplinaridade como enfocada no curso utilizando um questionário com questões objetivas e discursivas. Inicialmente foram coletados dados sobre o perfil dos discentes e por fim suas percepções sobre as práticas interdisciplinares e o Projeto Pedagógico de Curso. A análise dos dados coletados ocorreu de forma qualitativa e de acordo com os resultados apresentados foi possível constatar que a Interdisciplinaridade é um aspecto positivo na formação, agregando conhecimentos e flexibilizando o ensino.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Lucas Colpo de Almeida - 2022.pdf991.21 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???