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dc.contributor.advisor1Silva, Jocenir de Oliveira-
dc.creatorMelo, Lauren Adrielly de Almeida-
dc.date.accessioned2023-02-23T17:58:58Z-
dc.date.available2023-02-17-
dc.date.available2023-02-23T17:58:58Z-
dc.date.issued2023-01-27-
dc.identifier.citationMELO, Lauren Adrielly de Almeida. A importância do vínculo da afetividade nas políticas e ações inclusivas para pessoas com deficiência. 2023. 39 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7973-
dc.description.abstractThe article aims to analyze the controls of the absence of affection in the lives of people with disabilities from the perspective of public education policy, approaching other inclusive policies such as accessibility, health and social assistance to face this phenomenon. It is presented as a bibliographic survey of a qualitative nature, with the research problem that seeks to understand how the affective loneliness experienced by the disabled person reflects on the guarantee of public policies of social inclusion and from references addressing the important tools for its effectiveness, we apply the concepts of exclusion, segregation and social integration. During the study, we will use authors such as Maria Teresa Eglér Mantoan, Marcos J.S Mazzotta, Romeu Kazumi Sassaki and Idilia Fernandes to understand the insertion of PwD in different spaces and highlighting the objections to the guarantee of rights in a scenario of protection of resources and also the execution of public policies in the vision of assistance. It is concluded that loneliness is a capable action, in fact the non-effectiveness of inclusive policies and practices of inclusive education, transforms the production of social processes, both subjectivity and contextuality into major challenges that require greater forms of resistance from the population with disabilities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectAbandono afetivopt_BR
dc.subjectPolítica Públicapt_BR
dc.subjectSolidãopt_BR
dc.subjectAfeto (Psicologia)pt_BR
dc.subjectPeople with disabilitiespt_BR
dc.subjectAffective abandonmentpt_BR
dc.titleA importância do vínculo da afetividade nas políticas e ações inclusivas para pessoas com deficiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3818041870176343pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2839632655955381pt_BR
dc.contributor.referee1Pedersen, Jaina Raqueli-
dc.contributor.referee2Silva, Jorge Alexandre da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1697544939230109pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2603615490605090pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO artigo tem como objetivo analisar os desdobramentos da ausência da afetividade na vida de pessoas com deficiência sob a perspectiva da política pública de educação, aproximando-se de outras políticas inclusivas como acessibilidade, saúde e assistência social para o enfrentamento deste fenômeno. Apresenta-se como levantamento bibliográfico de caráter qualitativo, com o problema de pesquisa que busca compreender como a solidão afetiva vivenciada pela pessoa com deficiência reflete na garantia das políticas públicas de inclusão social e a partir de referências abordando as ferramentas importantes para a sua efetivação, aprofundaremos os conceitos de exclusão, segregação e integração social. Ao decorrer do estudo, utilizaremos autores como Maria Teresa Eglér Mantoan, Marcos J.S Mazzotta, Romeu Kazumi Sassaki e Idilia Fernandes para compreender a inserção da PcD em diferentes espaços e destacando as objeções para a garantia dos direitos diante de um cenário de fragilidade de recursos e também de execução das políticas públicas na visão de assistencialismo. Conclui-se que a solidão é uma ação capacitista, aliás a não efetivação das políticas inclusivas e práticas da educação inclusiva, transforma as produções dos processos sociais, tanto da subjetividade quanto da contextualidade em grandes desafios que requisita maiores formas de resistência da população com deficiência.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
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