???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7963
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Neuschrank, Aline-
dc.creatorFaria, Ana Paula Brum-
dc.date.accessioned2023-02-23T17:52:28Z-
dc.date.available2023-02-15-
dc.date.available2023-02-23T17:52:28Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.identifier.citationFARIA, Ana Paula Brum. Literatura de Cordel: uma “coceira” que rimou na turma inteira. 46p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7963-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequências didáticaspt_BR
dc.subjectGênero literário cordelpt_BR
dc.subjectEstágio de docênciapt_BR
dc.subjectSecuencias didácticaspt_BR
dc.subjectGénero literario cordelpt_BR
dc.subjectPasantía de docenciapt_BR
dc.titleLiteratura de Cordel: uma “coceira” que rimou na turma inteirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Neuschrank, Aline-
dc.contributor.referee2Marins, Ida Maria Morales-
dc.contributor.referee3Nunes, Silvio-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral relatar sobre a relevância da prática docente/ discente durante o período de estágio da Língua Portuguesa materna. Para isso, apresentarei as problematizações vivenciadas no estágio de docência, no qual pude colocar em prática um projeto pensado na cadeira de Linguística Aplicada ao ensino do Português II que contribuiu significativamente para o desenvolvimento das minhas práticas, no estágio de Língua Portuguesa, que culminou na elaboração de um livro do gênero literário cordel e proporcionou as reflexões apresentadas neste TCC. Das teorias colocadas em prática neste percurso acadêmico, alguns teóricos/escritores e críticos contribuíram para desenvolver e sustentar o objeto de estudo deste TCC, tais como: Antunes (2003); Marchuschi (2001); Leffa (2012) e principalmente Dolz; Noverraz; Shneuwly (2004). Estes últimos apresentam o esquema de sequência didática que utilizei em minhas aulas e levou me junto com os alunos a elaboração de um livro de gênero literário cordel cultuando e propagando a cultura local/ regional, utilizando como ferramentas lendas e narrativas recorrentes na cidade com materiais autênticos e artistas locais. Após a referida experiência, foi possível comprovar a importância da adaptação do material didático ao contexto dos alunos, especialmente quando se opta por trabalhar com determinados gêneros textuais que não fazem parte do cotidiano deles. Da mesma forma, é necessário que o professor atente sempre para a contextualização dos conteúdos gramaticais trabalhados, a fim de que essa aprendizagem faça sentido para o aluno.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEste trabajo de conclusión de curso tiene como objetivo general hacer un relato sobre la relevancia de la práctica docente/ discente durante la pasantía de la lengua materna. Para esto, presentaré las problematizaciones vivenciadas en la pasantía de docencia, en la cual pude colocar en práctica un proyecto pensado en la disciplina de lingüística Aplicada del Portugués II, que contribuyó significativamente para el desarrollo de mis prácticas de pasantía, que culminó con la elaboración de un libro del género literario cordel y proporcionó las reflexiones presentadas en este TCC. De las teorías colocadas en práctica en este estudio académico, algunos teóricos/escritores y críticos contribuyeron para desarrollar y sustentar el objeto de estudio de este TCC, tales como: Antunes (2003); Marchuschi (2001); Leffa (2012) e principalmente Dolz: Noverraz; Shnewly (2004). Estes últimos presentan el esquema de secuencias didácticas que me llevó junto a los alumnos a la elaboración de un libro de género literario cordel cultivando y propagando la cultura local/regional, utilizando como herramienta leyendas y narrativas corrientes en la ciudad con materiales auténticos y artistas locales. Luego después de la referida experiencia, fue posible comprobar la importancia de la adaptación del material didáctico al contexto de los alumnos, especialmente cuando se opta por trabajar con determinados géneros textuales que no hacen parte del cotidiano de ellos. Así como es necesario que el profesor atente siempre para la contextualización de los contenidos gramaticales trabajados, a fin de que el aprendizaje haga sentido para el alumno.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ANA PAULA BRUM FARIA.pdfAna Paula Brum Faria 2019626.35 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???