???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7949
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rocha, Marcelo da Silva | - |
dc.creator | Fassbinder, Antônio Kanaan | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-22T20:19:12Z | - |
dc.date.available | 2023-02-15 | - |
dc.date.available | 2023-02-22T20:19:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-31 | - |
dc.identifier.citation | FASSBINDER, Antônio Kanaan. A representação das masculinidades nos desenhos animados: uma análise comparativa entre O Incrível Mundo de Gumball e Johnny Bravo. 2023. 87 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7949 | - |
dc.description.abstract | This work aims to discuss the representations of masculinities in cartoons ‘The Amazing World of Gumball (2011) and Johnny Bravo (1997). To solve the objective, bibliographical research was used to explain the concept of gender (BUTLER, 2014); masculinity (MEDRADO DANTAS, 1997; DE OLIVEIRA, 2004); representation (CHARTIER, 1991); gender stereotype (D’AMORIM, 1997); and deconstruction (VASCONCELOS, 2003). The authors allowed theoretical deepening to discuss to male types proposed by Garboggini (2005): traditional, balanced and non-masculine. As a methodology for this study, the semiotics of Algirdas Greimas (GREIMAS; COURTÉS, 2008; ANDRES, 2017) was used, through the elements of actorialization and figurativization. Three episodes are analyzed: ‘The Sidekick’, ‘The Hero’ and ‘The Sensitive Man’. From this work, it is clear that masculinities are plural and that individuals acquire experiences about “being a man” according to their worldviews. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Masculinidade | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Desenho animado | pt_BR |
dc.subject | Masculinidade na arte | pt_BR |
dc.subject | Estereótipos (Psicologia social) | pt_BR |
dc.subject | Desconstrução (Filosofia) | pt_BR |
dc.subject | Masculinity | pt_BR |
dc.subject | Gender identity | pt_BR |
dc.title | A representação das masculinidades nos desenhos animados: uma análise comparativa entre O Incrível Mundo de Gumball e Johnny Bravo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9614380637350342 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9661617197661457 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, Denise Aristimunha de | - |
dc.contributor.referee2 | Pavan, Paula Daniele | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9882497357887122 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2557009746779086 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo discutir sobre a representação das masculinidades nos desenhos animados ‘O Incrível Mundo de Gumball’ (2011) e Johnny Bravo (1997). Para solucionar o objetivo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica para explicar os conceitos de gênero (BUTLER, 2014); masculinidade (MEDRADO DANTAS, 1997; DE OLIVEIRA, 2004); representação (CHARTIER, 1991); estereótipo de gênero (D’AMORIM, 1997); e desconstrução (VASCONCELOS, 2003). Os autores possibilitaram aprofundamentos teóricos para dissertar acerca dos tipos masculinos propostos por Garboggini (2005): tradicional, equilibrado e não-masculino. Como metodologia deste estudo, foi utilizada a semiótica de Algirdas Greimas (GREIMAS; COURTÉS, 2008; ANDRES, 2017), através dos elementos de actorialização e figurativização. Analisam-se três episódios: ‘O Ajudante’, ‘O Herói’ e ‘O Homem Sensível’. A partir deste trabalho, percebe-se que as masculinidades são plurais e que os indivíduos adquirem experiências sobre o “ser homem” de acordo com as visões de mundo. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Borja | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Publicidade e Propaganda |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Antônio Kanaan Fassbinder 2023.pdf | 10.47 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???