???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7910
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Baccin, Alciane Nolibos-
dc.creatorDiel, Mariana Bergental-
dc.date.accessioned2023-02-22T19:34:31Z-
dc.date.available2023-02-10-
dc.date.available2023-02-22T19:34:31Z-
dc.date.issued2023-01-31-
dc.identifier.citationDIEL, Mariana Bergental. Da mídia tradicional para a mídia digital: a experiência de jornalistas empreendedoras do Rio Grande do Sul. 2023. 67 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7910-
dc.description.abstractThe migration of journalists from salaried work in traditional vehicles to entrepreneurship in digital media is a phenomenon that reflects on career models and on the relationship of professionals with work. The present study aims to analyze the migration of women journalists from salaried work in traditional vehicles to entrepreneurship in digital media, reflecting on entrepreneurial attitudes and possibilities for the profession, based on the experience of three journalists who built a career in television and who, after many years became entrepreneurial journalists, we seek to analyze the various stimuli that lead to decision-making, such as the crisis in the profession and the consequences of the precariousness of work routines in traditional vehicles, we visualize the internet as a mechanism of possibilities for journalists and entrepreneurship as a trend . The methodological techniques we adopted were bibliographical research, in-depth interviews with three journalists from Rio Grande do Sul and analysis of the interviews, in order to understand the theory and practice of the entrepreneurial phenomenon in the profession. The main motivations to undertake concern personal freedom, professional autonomy and financial appreciation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectMulheres jornalistaspt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectJournalismpt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.titleDa mídia tradicional para a mídia digital: a experiência de jornalistas empreendedoras do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5170352569636422pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6112297707028956pt_BR
dc.contributor.referee1Comassetto, Leandro Ramires-
dc.contributor.referee2Hoff, Rafael Sbeghen-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8235861900367521pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6781495501519494pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA migração de jornalistas do trabalho assalariado em veículos tradicionais para o empreendedorismo nas mídias digitais é um fenômeno que reflete nos modelos de carreira e na relação dos profissionais com o trabalho. O presente estudo visa analisar a migração de mulheres jornalistas do trabalho assalariado em veículos tradicionais para o empreendedorismo em mídia digitais, refletindo sobre atitudes empreendedoras e possibilidades para a profissão, a partir da vivência de três jornalistas que construíram carreira na televisão e que após muitos anos se tornaram jornalistas empreendedoras. Buscamos analisar os diversos estímulos que levam a tomada de decisão, como a crise na profissão e as consequências da precariedade das rotinas de trabalho em veículos tradicionais, pois visualizamos a internet como mecanismo de possibilidades para jornalistas e o empreendedorismo como uma tendência. As técnicas metodológicas que adotamos foram a pesquisa bibliográfica, a entrevista em profundidade com três jornalistas gaúchas e a análise das entrevistas, a fim de entender a teoria e a prática do fenômeno empreendedor na profissão. As principais motivações para empreender dizem respeito à liberdade pessoal, autonomia profissional e a valorização financeira.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Jornalismo

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Mariana Bergental Diel 2023.pdf598.41 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???