???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7909
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Rêgo, Zíla Letícia Goulart Pereira-
dc.creatorPires, Mônica Lopes-
dc.date.accessioned2023-02-22T19:34:01Z-
dc.date.available2023-02-09-
dc.date.available2023-02-22T19:34:01Z-
dc.date.issued2023-01-24-
dc.identifier.citationPIRES, Mônica Lopes . JA leitura de fábulas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Uma proposta de formação de leitores. 74 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português e Literatura da Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7909-
dc.description.abstractThe present work has as ts theme the reading of fables in the early years of Elementary School and its role in the formation of readers. The present work had asits overall objective to build and to apply a fable reading project in 2nd grade classes of a private school in the city of Bagé/RS, during the period from 09/12/2022 to 09/30/2022. The work methodology consisted in an applied research that sought to analyze the results obtained with the project in the literacy process in which the students found themselves, based on reading practices, textual interpretation and textual production. The theoretical studies performed in the construction of the research, involved the discussion of the fable genre and its characteristics, from Goés (2005) and Jesualdo (1978). Regarding the formation of literary readers, the following works were used: Coelho (2000), Peruzzo (2011), Freire (1982) e Piaget (1975), and on the reading as experience in the early years of elementary school was based on the work of Larrosa (2002). Given the above, the results obtained show that reading was of great relevance for the students, because in addition to exercising orality, they learned the fable genre and identified themselves with it. Furthermore, the students exercised their writing skills with textual production that were enriched from the fables read previously. In addition, it was possible to perceive the need for a systematic work with the literary reading, so that the results are more effective, as well as the importance to ensure the continuity during the remaining years of elementary school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFábulapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectAnos Iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectFablept_BR
dc.subjectEarly years of Elementary Schoolpt_BR
dc.subjectReader Trainingpt_BR
dc.titleA leitura de fábulas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Uma proposta de formação de leitorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Rêgo, Zíla Letícia Goulart Pereira-
dc.contributor.referee2Teixeira, Isabel Cristina Ferreira-
dc.contributor.referee3Kelm, Miriam Denise-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema a leitura de fábulas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e seu papel na formação de leitores. Seu objetivo geral foi construir, aplicar e analisar os resultados de um projeto de leitura de fábulas em turmas de segundo ano de uma escola da rede privada de ensino da cidade Bagé/RS durante o período de 12/09/2022 a 30/09/2022. A metodologia do trabalhado consistiu em uma pesquisa aplicada que buscou analisar os resultados obtidos com o projeto no processo de alfabetização em que se encontravam os alunos a partir de práticas de leitura, interpretação e produção textuais. Os estudos teóricos realizados na construção da pesquisa, envolveram a discussão do gênero fábula e suas características, a partir de Goés (2005) e Jesualdo (1978). Sobre a formação de leitores literários foram usadas as obras de Coelho (2000), Peruzzo (2011), Freire (1982) e Piaget (1975), e sobre a leitura como experiência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental baseou-se na obra de Larrosa (2002). Perante o exposto, os resultados obtidos mostram que a leitura foi de grande relevância para os alunos, pois além de exercitarem a oralidade, conheceram o gênero fábula e com ele se identificaram, além de exercitarem a escrita com produções textuais que se enriqueceram a partir das fábulas lidas. Além disso, foi possível perceber a necessidade de um trabalho sistemático com a leitura literária para que os resultados sejam mais efetivos, além da importância de se garantir sua continuidade durante os demais anos do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_II_Monica_Lopes_Pires.pdf2.35 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???