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dc.contributor.advisor1Bonetti, Alinne de Lima-
dc.creatorSoares, Cristiane Barbosa-
dc.date.accessioned2023-02-07T21:05:13Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-02-07T21:05:13Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOARES, Cristiane Barbosa. A relação entre raça e educação nos cadernos de pesquisa (FCC): mapeamento de um campo de pesquisa brasileiro. 66 p. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7894-
dc.description.abstractIn this paper I analyze the historical construction of the relation between the race and the educational research in Brazil, in order to comprehend the constitution of a field of specifics studies. For this, we take as the subject of analyses the published articles between the period of 1971 to 2003 in the Research Notebooks of Carlos Chagas Foundation. In this study I understand race as a political and emancipator category, and education as a political tool of teaching-learning. Methodologically the study is anchored in the textual discursive analyses, a data and information methodology of qualitative nature with the objective of produce new comprehensions about the phenomena and discourse investigated. Thereby, there were built two general categories: curriculum and educational politics, which constituted subcategories according to the concepts and approaches used in each article. There were established connections in order to comprehend the constitution of a specifics studies field for the race and education. Analyze the curriculum and educational politics category enabled me to comprehend the constitution of the racial relations in education field and the intense contest game, fights and resistances that this specifics studies field has faced to conquer the affirmative politics in educational field.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectRacept_BR
dc.subjectRacial relationspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.titleA relação entre raça e educação nos cadernos de pesquisa (FCC): mapeamento de um campo de pesquisa brasileiropt_BR
dc.title.alternativeThe relationship between race and education in research notebooks (FCC): mapping a Brazilian research fieldpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8407234632829257pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9365069870272242pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho analiso a constituição histórica da relação entre a temática racial e a pesquisa na área educacional no Brasil, com vistas a compreender a constituição de um campo de estudos específicos. Para isso, tomo como objeto de análise os artigos publicados entre o período de 1971 a 2003 nos Cadernos de Pesquisas, da Fundação Carlos Chagas. Neste estudo, entendo raça como uma categoria política e emancipatória, e educação como uma ferramenta política de ensino-aprendizagem. Metodologicamente o estudo está ancorado na análise textual discursiva, uma metodologia de análise de dados e informações de natureza qualitativa com a finalidade de produzir novas compreensões sobre os fenômenos e discursos investigados. Assim, foram construídas duas categorias gerais: currículo e políticas educacionais, que constituíram subcategorias de acordo com os conceitos e abordagens utilizadas em cada artigo. Foram estabelecidas conexões a fim de compreender a constituição de um campo de estudos específicos para a temática racial e educação. Analisar as categorias currículo e políticas educacionais, possibilitou-me compreender a constituição do campo das relações raciais na educação e o intenso jogo de disputas, lutas e resistências que esse campo específico de estudo tem enfrentado para a conquista de políticas afirmativas no campo educacional.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Educação em Ciências

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