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dc.contributor.advisor1Carletti, Anna-
dc.creatorSantos, Patrícia Fabiana Ramos dos-
dc.date.accessioned2023-02-06T13:08:33Z-
dc.date.available2023-02-06T13:08:33Z-
dc.date.issued2023-01-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Patrícia Fabiana Ramos dos. A arte à mercê da política: o balé durante a Guerra Fria. 92 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7890-
dc.description.abstractThe present work was developed with the intention of analyzing cultural diplomacy during the Cold War, having as a special approach the political role attributed to ballet during the conflict. The history and advantages of the Soviet Union and the United States in that discipline were unequal, however, as the dispute for international hegemony developed between 1947 and 1991, the political strategies of each nation adapted to the needs of using soft power in its foreign policy. Thus, classical dance becomes a lively and disputed aspect between the two superpowers of the bipolar world. The main objective of the work is to understand how, through the cultural policies of the United States, they managed to appropriate the ballet tradition, which was Soviet. While the specific objectives seek to compare the histories of classical dance between the superpowers, identify the consolidation of ballet as a diplomatic resource in the Cold War and analyze how the advantages of classical dance between the two nations have changed. The results of the research show that the conflict in question did not end, the United States surpassed the USSR in the cultural sphere with ballet.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBalépt_BR
dc.subjectSoft powerpt_BR
dc.subjectDiplomacia culturalpt_BR
dc.subjectRelações internacionaispt_BR
dc.subjectGuerra Friapt_BR
dc.subjectBalletpt_BR
dc.subjectCultural diplomacypt_BR
dc.subjectInternational relationspt_BR
dc.subjectCold Warpt_BR
dc.titleA arte à mercê da política: o balé durante a Guerra Friapt_BR
dc.title.alternativeArt at the mercy of politics: ballet during the Cold Warpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7599225761776300pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Flávio Augusto Lira-
dc.contributor.referee2Bento, Fábio Régio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1028324368480940pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1432133905085765pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho desenvolveu-se sob a intenção de analisar a diplomacia cultural durante a Guerra Fria, tendo por enfoque especial o papel político atribuído ao balé durante o conflito. O histórico e as vantagens da União Soviética e dos Estados Unidos em dita disciplina eram desiguais, entretanto, conforme a disputa pela hegemonia internacional foi se desenvolvendo entre 1947 e 1991, as estratégias políticas de cada nação foram adaptando-se às necessidades de utilizar o soft power na sua política externa. Assim a dança clássica passa a ser um aspecto dinâmico e disputado entre as duas superpotências do mundo bipolar. O objetivo principal do trabalho, consta de compreender como mediante políticas culturais os Estados Unidos lograram se apropriar da tradição do balé, a qual era soviética. Enquanto os objetivos específicos buscam comparar os históricos da dança clássica entre as superpotências, identificar a consolidação do balé como recurso diplomático na Guerra Fria e analisar de que forma se alteraram as vantagens da dança clássica entre ambas nações. Os resultados da pesquisa indicam que no desfecho do conflito em questão, os Estados Unidos superaram à URSS no âmbito cultural com o balé.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
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