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dc.contributor.advisor1Rodrigues, Ana Cristina da Silva-
dc.creatorGottardi, Angelina-
dc.date.accessioned2023-02-03T17:35:54Z-
dc.date.available2023-02-01-
dc.date.available2023-02-03T17:35:54Z-
dc.date.issued2023-01-10-
dc.identifier.citationGOTTARDI, Angelina. Formação continuada de professores e a educação popular: diálogos possíveis a partir de cartas pedagógicas freireanas. 176f. 2023. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7866-
dc.description.abstractThis dissertation presents the theme of Continuing Teacher Education from the perspective of Popular Education, with the general objective of understanding and analyzing how the Freirean Pedagogical Letters can contribute/influence the processes of continuing education of teachers in the early years in the context of the network municipal public school in Bagé/RS, from the perspective of Popular Education. The methodology proposed for this research took place through action research, based on an extension course promoted in two contexts: at the university, in which three teachers from the early years of the municipal network participated, and at school, where we had the participation of three teachers from early years, a teacher of Specialized Educational Assistance (AEE), together with the other three teachers that make up the management team (Director; Deputy Director; and Educational Advisor), in the development of the study we used as research instruments for data collection and teacher learning, an action plan called “Formative Dialogues” and Freirean Pedagogical Letters, which were later analyzed and discussed based on the Systematization of Experiences. As final considerations, we can see that the proposal for writing the Pedagogical Letters during the continuing education meetings went far beyond a methodological tool used for data collection, but a construction of social, personal and professional (re)knowledge of these educators, from themselves and their trajectories, in a permanent process of reflection and (re)construction of their identity and professional responsibility in the sense of Popular Education, in a movement of teacher self(trans)formation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEducação popular freireanapt_BR
dc.subjectCartas pedagógicaspt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectFreirean popular educationpt_BR
dc.subjectPedagogical letterspt_BR
dc.titleFormação continuada de professores e a educação popular: diálogos possíveis a partir de cartas pedagógicas freireanaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Ana Cristina da Silva-
dc.contributor.referee2Bica, Alessandro Carvalho-
dc.contributor.referee3Paulo, Fernanda dos Santos-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação apresenta, a temática de Formação Continuada de Professores na perspectiva da Educação Popular, tendo como objetivo geral compreender e analisar de que forma as Cartas Pedagógicas Freireanas podem contribuir/influenciar os processos de formação continuada dos professores de anos iniciais em contexto da rede pública municipal de Bagé/RS, na perspectiva da Educação Popular. A metodologia proposta para esta pesquisa se deu através da pesquisa-ação, a partir de um curso de extensão promovido em dois contextos: na universidade, no qual participaram três professoras de anos iniciais da rede municipal e na escola, onde contamos com a participação de três docentes de anos iniciais, uma professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), junto às outras três professoras constituintes da equipe diretiva (Diretora; Vice-Diretora; e Orientadora Educacional), no desenvolvimento do estudo empregamos como instrumentos de pesquisa para coleta de dados e aprendizagem docente, um plano de ação denominado “Diálogos Formativos” e Cartas Pedagógicas Freireanas, que posteriormente foram analisadas e discutidas a partir da Sistematização de Experiências. Como considerações finais, podemos constatar que a proposta de escrita das Cartas Pedagógicas durante os encontros de formação continuada, foi muito além de uma ferramenta metodológica utilizada para coleta de dados, mas uma construção de (re)conhecimento social, pessoal e profissional destas educadoras, a partir de si e de suas trajetórias, em um processo permanente de reflexão e (re)construção de sua identidade e responsabilidade profissional no sentido da Educação Popular, em um movimento de auto(trans)formação docente.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
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