Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7801
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martins, Márcio Marques-
dc.creatorSantos, Geovana Santos dos-
dc.date.accessioned2022-12-07T18:16:55Z-
dc.date.available2022-12-06-
dc.date.available2022-12-07T18:16:55Z-
dc.date.issued2022-10-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Geovana Santos dos. Desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino do ciclo da água na educação infantil. 73 f.: il. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7801-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNoções científicaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCiclo da águapt_BR
dc.subjectPiagetpt_BR
dc.subjectGaratujaspt_BR
dc.subjectNociones cientificaspt_BR
dc.subjectEducacíon infantilpt_BR
dc.subjectEl ciclo del águapt_BR
dc.subjectGarabatospt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma sequência didática para o ensino do ciclo da água na educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Márcio Marques-
dc.contributor.referee2Junges, Fernando-
dc.contributor.referee3Bulegon, Ana Marli-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação investiga a introdução de Noções Científicas em Crianças em fase de desenvolvimento do estágio pré-operatório, segundo a teoria de Jean Piaget. Por meio da experimentação, do lúdico e da brincadeira, ocorrendo o contato inicial com a área de conhecimento das Ciências. Ao longo da minha pesquisa, procurei introduzir dentro da linguagem própria para as Crianças, como ocorre o Ciclo da Água, assim como os diferentes estados físicos. Por intermédio de diferentes atividades, tais proporcionaram a aquisição destes conceitos de modo introdutório para a construção de conteúdos à serem estudados durante sua trajetória escolar. A Sequência Didática (SD) apresenta cinco planos de aula (APÊNDICE A), detalhado cada procedimento e etapa. A arguição da Sequência Didática foi por meio do método de Análise de Conteúdos de Bardin. Dividindo a avaliação em três momentos, o primeiro, a pré-análise, que é a investigação do conteúdo e construção da Sequência Didática, momento dois, a exploração do material e aplicação da SD, e por fim o tratamento de dados, que é a construção geral desta pesquisa, baseado nos resultados adquiridos. Um dos objetivos principais pré-estabelecido é instigar outros professores a introduzirem contextos Científicos desde a Educação Infantil. A metodologia utilizada na coleta de dados, foi a construção de LapBooks coletivos, na validação do mesmo, percebemos a aquisição dos conceitos trabalhados. Como sugestão a aplicação desta SD, poderá ocorrer na semana do dia Nacional da Água. Esta pesquisa é uma ascensão da importância da introdução do Ensino de Ciências na Educação Infantil, por meio dos elementos avaliados, como o desenvolvimento da Criança expresso nas garatujas segundo Emília Ferreiro evidenciando as fases do desenvolvimento infantil por Jean Piaget. Ressaltamos a apresentação do LapBook como instrumento de avaliação.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
dc.description.ResumenLa presente disertación investiga la introducción de las Nociones Científicas en niños en la etapa preoperatoria del desarrollo según Piaget. A través de la experimentación, el juego y la lúdica, se produce el contacto inicial con el área de conocimiento de la Ciencia. A lo largo de mi investigación, busqué introducir en un lenguaje apropiado para los niños como ocurre el Ciclo del Água, y sus diferentes estados físicos. A través de diferentes actividades, éstas proporcionaron la adquisición de estos conceptos de forma introductoria para la construcción de nociones Científicas que se ampliarán posteriormente durante la trayectoria escolar. La secuencia didáctica (SD) se divide en cinco encuentros, detallados en planes de lecciones que describen cada procedimiento y materiales de apoyo. Uno de los principales objetivos preestablecidos es instigar a otros profesores a introducir contextos Científicos desde la educación Infantil El principal instrumento de recogida de datos fue el LapBook, aplicado de forma colectiva. El análisis de los datos recogidos a partir de la aplicación del SD fue mediante el Análisis de Contenido de Bardin. Dividiendo la evaluación en tres momentos: (1) preanálisis, que es la investigación del contenido y la construcción de la secuencia didáctica; (2) exploración del material y aplicación del SD; (3) tratamiento de los datos, que es la construcción general de esta investigación a partir de los datos recogidos y analizados. Se ha podido constatar entre los alumnos estudiados que hubo la adquisición de nociones Científicas introductorias sobre el Ciclo del Água trabajadas junto con los niños. Esta investigación es una ascensión de la importancia de introducir la Enseñanza de las Ciencias en la Educación Infantil, a través de los elementos evaluados, como el Desarrollo del Niño expresado en garabatos según Emilia Ferreiro, mostrando las etapas del desarrollo infantil de Jean Piaget. Destacamos la presentación del LapBook como herramienta de evaluación.pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FINAL_Dissertacao_Geovana_Santos_dos_Santos.pdf3.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Geovana_Santos_dos_Santos_05_12_2022___PRODUCAO_EDUCACIONAL.pdf370.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.