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dc.contributor.advisor1Ferreira, José Wesley-
dc.creatorSilva, Andrea Cristina Silvano da-
dc.date.accessioned2022-11-25T22:03:24Z-
dc.date.available2022-11-25-
dc.date.available2022-11-25T22:03:24Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.identifier.citationSILVA, Andrea Cristina Silvano da. Gritaram-me: negra! a questão social no cotidiano das mulheres negras de São Borja. 2019. 78 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7792-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProblemas sociaispt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectRaçaspt_BR
dc.subjectNegraspt_BR
dc.subjectProblemas socialespt_BR
dc.subjectIdentidad de géneropt_BR
dc.titleGritaram-me: negra! a questão social no cotidiano das mulheres negras de São Borjapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2611743066043263pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5791374040522410pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Mérli Leal-
dc.contributor.referee2Robalo, Lins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2725515355659828pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5502385894817223pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEste estudo discute como a questão social se particulariza no cotidiano das mulheres negras, em São Borja. O objetivo central foi desvendar como a questão social se particulariza no cotidiano das mulheres negras de São Borja, com a finalidade de produzir conhecimentos que subsidiem a formulação de políticas públicas para esse segmento populacional. A pesquisa realizada foi do tipo qualitativa. Foram utilizadas as técnicas de entrevista semi-estruturada para a coleta de informações e a técnica de análise de conteúdo para o processo analítico. Os sujeitos pesquisados foram quatro mulheres negras do bairro do Passo de diferentes faixas etárias. O método adotado para a realização do estudo foi o dialético-crítico, que possui como categorias centrais a totalidade, a historicidade e a contradição. Os resultados do estudo revelam, que as mulheres negras em suas relações sociais na escola sofrem preconceito social, bullying, preconceito racial, exclusão e evasão escolar. Em suas relações sociais no trabalho as mulheres negras sofrem assédio sexual, preconceito por serem gordas, precarização do trabalho, fazem atividades destinadas ao gênero feminino, exploração, possuem relações de servidão, relações de falso pertencimento à família, fronteiras demarcadas por classe, raça e gênero e impossibilidade do desejo. Nas relações familiares sofrem abandono, ausência, violência física intrafamiliar, adultização precoce, violência sexual intrafamiliar, gravidez na adolescência fruto de violências sexuais, relação conflituosa com as irmãs, violência física intergeracional, pobreza intergeracional, violências doméstica, uso abusivo de álcool, conivência, trauma, diferenças na educação, diferentes inserções no mercado de trabalho, culpabilização e reprodução do machismo. As estratégias de sobrevivência, aliança com outros segmentos, repensam agressão física, protegem os/as filhos/as, defendem a liberdade, diálogo sobre racismo, o trabalho como potencializador da autonomia, organização coletiva, denunciam os abusos sexuais, laços de solidariedade e solidariedade vicinal.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
dc.description.ResumenEste estudio discute cómo el problema social se particulariza en la vida cotidiana de las mujeres negras en São Borja. El objetivo principal era desvelar cómo el problema social se particulariza en la vida cotidiana de las mujeres negras de São Borja, con el propósito de generar conocimiento que respalde la formulación de políticas públicas para este segmento de la población. La investigación fue cualitativa. Se utilizaron técnicas de entrevista semiestructurada para la recopilación de información y la técnica de análisis de contenido para el proceso analítico. Los sujetos encuestados fueron cuatro mujeres negras del barrio de Passo de diferentes grupos de edad. El método adoptado para la realización del estudio fue el dialéctico-crítico, que tiene como categorías centrales la totalidad, la historicidad y la contradicción. Los resultados del estudio revelan que las mujeres negras en sus relaciones sociales en la escuela sufren prejuicios sociales, intimidación, prejuicios raciales, exclusión y deserción. En sus relaciones sociales en el trabajo, las mujeres negras sufren acoso sexual, prejuicios por ser gorda, trabajo precario, actividades dirigidas a las mujeres, explotación, relaciones de unión, relaciones de pertenencia falsa a la familia, límites demarcados por clase, raza y género. género e imposibilidad del deseo. En las relaciones familiares sufren abandono, ausencia, violencia física intrafamiliar, adultez temprana, violencia sexual intrafamiliar, embarazo adolescente como resultado de la violencia sexual, relación conflictiva con las hermanas, violencia física intergeneracional, pobreza intergeneracional, violencia doméstica, abuso de alcohol, colusión, trauma, diferencias en educación, diferentes inserciones en el mercado laboral, culpa y reproducción del machismo. Estrategias de supervivencia, alianza con otros segmentos, repensar la agresión física, proteger a los niños, defender la libertad, dialogar sobre el racismo, trabajar como un potencial para la autonomía, la organización colectiva, denunciar los abusos sexuales, lazos solidaridad y la solidaridad vecinal.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Serviço Social

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