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dc.contributor.advisor1Oliveira, Simone Barros de-
dc.creatorStreck, Lavínia Moraes-
dc.date.accessioned2022-11-25T21:58:10Z-
dc.date.available2022-11-24-
dc.date.available2022-11-25T21:58:10Z-
dc.date.issued2019-12-02-
dc.identifier.citationSTRECK, Lavínia Moraes. Serviço social e educação básica: a inserção na perspectiva de enfrentamento da questão social. 2019. 83 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7782-
dc.description.abstractThe aim of this work is to provoke a reflection on the performance of Social Work at school, in order to elucidate its importance in the school environment in the search for facing the expressions of the social issue, as a way to contribute to the strengthening in the work of social workers professionals in this socio-occupational space. This study is based on the critical dialectical method in the search for understanding about the manifestation of the concrete reality of the work of the social worker in this space, consisting of a documentary and bibliographical research. Through these, we sought through the analysis of the documents, highlighting the importance of the inclusion of Social Work in basic education, but specifically in acting through the public policy of education. And through working together with schools, which has a great impact on social reality due to the development it provides, bring positive changes for users of this policy. It presents reflections, and the construction of strategies and instruments that can be used in facing the expressions of the social issue in basic education. The conclusions present the contribution of this professional category, in this educational space in network articulation, to identify demands that can be met and contribute, so that this space enables moments of healthy learning. And the work that would be developed from Social Work with basic education, in awakening to critical thinking and building a space for discussion and reflection of extracurricular subjects, which are part of social reality, and contribute to the formation of conscious individuals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectPolítica Públicapt_BR
dc.subjectSocial servicespt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.titleServiço social e educação básica: a inserção na perspectiva de enfrentamento da questão socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5485329753159806pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6087608900823784pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Monique Soares-
dc.contributor.referee2Gamalho, Nola Patrícia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672432445245125pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3975905350993124pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso em Serviço Social objetiva refletir a necessidade de inserção do Serviço Social no contexto da política pública de educação básica. Ao elucidar a sua importância no ambiente escolar a partir do enfrentamento das expressões da questão social, contribuirá para o fortalecimento na atuação dos profissionais assistentes sociais nesse espaço sócio ocupacional. O estudo tem como base o método dialético critico como a forma mais eficaz de compreender a realidade concreta do sujeito, assim como o trabalho do assistente social nesse espaço de atuação profissional. O trabalho expõe reflexões construídas a partir de revisões bibliográficas e documentais, já produzidos nesta área. Através da analise de documentos, reitera-se a importância da inserção do Serviço Social nas escolas de educação básica, em conjunto com os demais profissionais das escolas, atuando de forma interdisciplinar e intersetorial. Os resultados apontam que a inserção destes profissionais nas escolas pode proporcionar mudanças significativas para os usuários dessa política, ao apresentar construção de estratégias e instrumentos profissionais que podem ser utilizados no enfrentamento das expressões da questão social, na articulação em rede a partir do tripé família, escola e comunidade. Em síntese, o Serviço Social através do desenvolvimento de suas competências profissionais vem contribuir, para que os usuários da politica pública da educação, no o espaço da escola, amplie seu aprendizado com maior qualidade, vindo a contribuir na formação de indivíduos mais conscientes.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
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