???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7768
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Soares, Daiane Campara-
dc.creatorBairros, Luis Eduardo Perroni-
dc.date.accessioned2022-11-11T23:44:21Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-11-11T23:44:21Z-
dc.date.issued2022-08-05-
dc.identifier.citationBAIRROS, Luis Eduardo Perroni. A inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista em classes regulares de uma escola da rede pública. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7768-
dc.description.abstractThe present work aims to identify possible inclusion strategies that contribute to the teaching-learning process of students with autism spectrum disorder (ASD) in the regular classroom of a municipal school in Itaqui - RS. In an inclusive school, it is important that the diagnosis (or the search for a diagnosis) of ASD is shared with all employees, in particular with teachers so that they can develop adjustments and adaptations, always trying to encourage the student to carry out activities. This is a great challenge and an opportune moment in which teachers can seek help through training courses and additional training. As a methodological procedure, a case study was carried out in a public school - municipal - in the city of Itaqui - RS through interviews to investigate the main difficulties faced by professionals involved in the teaching-learning process of students with ASD and if (and in what way) the family of these students is present in the school environment. As a result, we present the data collected in the interviews as well as a brief discussion (based on legislation, on scientific literature related to the subject and on the answers to the questions made) about how the inclusion of students with ASD is carried out in this specific context. It was possible to conclude that the target school of our study follows the current legislation and is considered inclusive by the sample of the school community that participated in this research and also by the author of this work (in his analysis of the obtained reports).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool environmentpt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.titleA inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista em classes regulares de uma escola da rede públicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1865921599788345pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem o intuito de identificar possíveis estratégias de inclusão que contribuam com o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em sala de aula regular de uma escola municipal de Itaqui - RS. Em uma escola inclusiva é importante que o diagnóstico (ou a busca por um diagnóstico) de TEA seja compartilhado com os todos os funcionários, em particular com os professores para que estes possam desenvolver ajustes e adequações, tentando sempre estimular o estudante na realização das atividades. Esse é um grande desafio e um momento oportuno em que os docentes podem buscar ajuda através de cursos de capacitação e de formação complementar. Como procedimento metodológico foi realizado um estudo de caso em uma escola da rede pública – municipal – na cidade de Itaqui - RS através de entrevistas visando investigar as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem do estudante com TEA e se (e de que forma) a família desses estudantes se faz presente no ambiente escolar. Como resultado apresentamos os dados coletados nas entrevistas bem como uma breve discussão (embasada na legislação, em literatura científica relacionada à temática e nas respostas dos questionamentos realizados) sobre como é realizada a inclusão de estudantes com TEA neste contexto em específico. Foi possível concluir que a escola alvo de nosso estudo segue a legislação vigente e é considerada inclusiva pela amostra da comunidade escolar que participou desta pesquisa e também pelo autor deste trabalho (em suas análises dos relatos obtidos).pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Luis Eduardo Perroni Bairros - 2022.pdf2.06 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???