???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7762
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Hartmann, Angela Maria-
dc.creatorJacóbsen, Eliane Ferreira-
dc.date.accessioned2022-11-09T19:05:20Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-11-09T19:05:20Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationJACÓBSEN, Eliane Ferreira. Invenção de um bairro sustentável a partir de uma expedição no entorno da escola. 2022. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão e Educação Ambiental) Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7762-
dc.description.abstractThe present work reports the investigation carried out during the development of an Environmental Education project with a focus on sustainability. The research was carried out in a state school in the city of São Sepé, RS. Initially, the proposal for creating a sustainable community was presented to students in a 5th grade class of elementary school, with the neighborhood where they live as a device for invention. The sustainability theme was chosen so that students learn to take care of the environment at home, at school and on the street and, at the same time, contribute so that they have a better understanding of the environmental issues that affect their daily lives. The research was of the intervention type, having been carried out with the objective of investigating the improvements that the students would propose to make the neighborhood sustainable. Based on the environmental and social problems observed around the school and their understanding of sustainability, the students, using their imagination, proposed a neighborhood with leisure areas, a community center to support drug addicts, a shelter for street animals, a recycling center for solid waste thrown on streets and streams. Several other proposals were presented in a model that illustrated the sustainable neighborhood they imagined. Both the model and the students' discussions and reflections point out that they have appropriated an understanding of what is important to create a sustainable community.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectScience Teachingpt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.titleInvenção de um bairro sustentável a partir de uma expedição no entorno da escolapt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2022163082417480pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6348630855781978pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Márcio André Rodrigues-
dc.contributor.referee2Rios, Rafaela-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0880140383266582pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9143459351377977pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão e Educação Ambientalpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho relata a investigação realizada durante o desenvolvimento de um projeto de Educação Ambiental com foco na sustentabilidade. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual do município de São Sepé, RS. Inicialmente, foi apresentada, para os alunos de uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental, a proposta de criação de uma comunidade sustentável, tendo o bairro onde eles moram como dispositivo para a invenção. A temática da sustentabilidade foi escolhida para que os alunos aprendessem a cuidar do ambiente em casa, na escola e na rua e, ao mesmo tempo, contribuir para que eles tivessem um melhor entendimento sobre as questões ambientais que afetam seu cotidiano. A pesquisa foi do tipo intervenção, tendo sido realizada com o objetivo de investigar as melhorias que os alunos iriam propor para tornar o bairro sustentável. A partir dos problemas ambientais e sociais observados no entorno da escola e do seu entendimento de sustentabilidade, os alunos, usando sua imaginação, propuseram um bairro com áreas de lazer, um centro comunitário para amparar dependentes químicos, um abrigo para animais de rua, um centro de reciclagem para resíduos sólidos jogados nas ruas e córregos. Várias outras propostas foram apresentadas em uma maquete que ilustrou o bairro sustentável imaginado por eles. Tanto a maquete como as discussões e reflexões dos alunos aponta que eles se apropriaram de um entendimento do que é importante para criar uma comunidade sustentável.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Gestão e Educação Ambiental

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Eliane Ferreira Jacobsen - 2020.pdf1.1 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???