???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7749
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Assumpção, Simone Silva Pires de-
dc.creatorHernandes, Vandergecilon Hernandes de-
dc.date.accessioned2022-11-07T17:35:22Z-
dc.date.available2022-11-07-
dc.date.available2022-11-07T17:35:22Z-
dc.date.issued2022-08-16-
dc.identifier.citationHERNANDES. Vandergecilon Hernandes de . Ensino de Línguas Adicionais: do ensino presencial para o modo remoto emergencial. 66 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7749-
dc.description.abstractThis work aimed at finding out if there were studies, and what they say, about the adaptations of face-to-face teaching of an Additional Language to the emergency remote mode in public and private schools in Brazil in 2020 and 2021. As a research methodology, we carried out a systematic review on the Google Scholar platform through logical operators. The resulting corpus was a total of 12 scientific papers, which were read and analyzed. The results of this analysis indicated that teachers considered digital technologies as their allies at the time of the pandemic, but pointed out difficulties in adapting themselves to the remote mode and creating online content, difficulty in working in this modality with children, excessive number of students in classes, lack of resources in schools and an increase in the volume of teaching work. Some papers pointed out that students were participatory and interested in remote classes, while others reported that participation was low, that there was difficulty in accessing and using the material and difficulty in concentrating in classes. Several articles mentioned the use and sharing of materials through various platforms and applications. Finally, some articles reported that schools adapted their activities to the emergency remote mode, keeping the schedules as they were in face-to-face classes, but grouping students differently, with more students in class, and reducing the duration of classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLínguas Adicionaispt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectAdditional Languagespt_BR
dc.subjectEmergency remote teachingpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.titleEnsino de Línguas Adicionais: do ensino presencial para o modo remoto emergencialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Assumpção, Simone Silva Pires de-
dc.contributor.referee2Lamberts, Denise Von Der Heyde-
dc.contributor.referee3Morais, Kátia Vieira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetivou descobrir se existem e o que dizem os estudos a respeito das adaptações do ensino presencial de uma Língua Adicional para o modo remoto emergencial em escolas públicas e particulares no Brasil em 2020 e 2021. Como metodologia de pesquisa, realizamos uma revisão sistemática na plataforma Google Acadêmico por meio de operadores lógicos. O corpus resultante foi um total de 12 artigos científicos, que foram lidos e analisados. Os resultados dessa análise indicaram que os professores consideraram as tecnologias digitais aliadas no momento da pandemia, mas apontaram dificuldade de se adequar ao modo remoto e de criar conteúdo on-line, dificuldade de trabalhar nessa modalidade com crianças, excessivo número de alunos nas turmas, falta de recursos das escolas e aumento do volume de trabalho docente. Alguns artigos apontaram que os alunos foram participativos e interessados nas aulas remotas, enquanto outros relataram que a participação foi baixa, que houve dificuldade de acesso e de utilização do material e dificuldade de concentração nas aulas. Vários artigos mencionaram a utilização e compartilhamento de materiais por meio de diversas plataformas e aplicativos. Por fim, alguns artigos relataram que as escolas se adaptaram ao ensino remoto emergencial mantendo o cronograma como no modo presencial, mas agrupando os alunos de forma diferente, unificando turmas e diminuindo o tempo de duração das aulas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Vandergecilon_Hernandes_de_Hernandes.pdf1.72 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???