???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7735
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silva, Marcela Guimarães e-
dc.creatorSaraiva, Ivana Cavalcante-
dc.date.accessioned2022-11-03T17:11:54Z-
dc.date.available2022-11-03-
dc.date.available2022-11-03T17:11:54Z-
dc.date.issued2022-09-13-
dc.identifier.citationSARAIVA, Ivana Cavalcante. Método de planejamento ágil de relações públicas: uma proposta para o centro de tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria. 2022. 92 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7735-
dc.description.abstractA need identified in the researcher's professional work motivated this research. In the context in which the researcher is inserted, there is a continuous flow of Communication demands to be met by a team of few people. Empirically there was already a concern to simplify the public relations planning process, and seeking to bring academic and market closer together, the objective was to design an agile public relations planning method. The methodological strategies used were guided by the Design Science Research method. First we reviewed the agile methodologies Scrum, Lean Startup, Lean Inception and Sprint Design, then the models Planning public relations in integrated communication (KUNSCH, 2013), Methodology of the Public Relations Relationship (DREYER, 2021), Reflective Communication Scrum and Development Blocks of agile communication strategy (RULER, 2015; 2021) and Lean Inception for RP (SANTOS et. al., 2020; 2021). Based on this theoretical review, an agile public relations planning method was developed with tools such as form, canvas and checklist. It was developed to be fluid, but considering the time of the parties involved. We consider that the work contributes so that professionals in the area can adapt it and use it whenever necessary.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectRelações Públicaspt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectPlanningpt_BR
dc.subjectPublic relationspt_BR
dc.titleMétodo de planejamento ágil de relações públicas: uma proposta para o centro de tecnologia da Universidade Federal de Santa Mariapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4003075521325432pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8326517019543257pt_BR
dc.contributor.referee1Baccin, Alciane Nolibos-
dc.contributor.referee2Martins, Tiago Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8453699175226274pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6112297707028956pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoUma necessidade identificada na atuação profissional da pesquisadora motivou a realização desta pesquisa. No contexto em que está inserida há um fluxo contínuo de demandas de Comunicação para uma equipe de poucas pessoas atenderem. Empiricamente já havia uma preocupação em simplificar o processo de planejamento de relações públicas, mas buscando aproximar academia e mercado, estabeleceu-se como objetivo projetar um método de planejamento ágil de relações públicas. As estratégias metodológicas utilizadas foram balizadas pelo método Design Science Research. Primeiro revisamos as metodologias ágeis Scrum, Lean Startup, Lean Inception e Design Sprint, depois os modelos Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada (KUNSCH, 2013), Metodologia da Relação de Relações Públicas (DREYER, 2021), Reflective Communication Scrum e Blocos de desenvolvimento de estratégia de comunicação ágil (RULER, 2015; 2021) e Lean Inception para RP (SANTOS et. al., 2020; 2021). Com base nessa revisão teórica, projetou-se um método de planejamento ágil de relações públicas com ferramentas como formulário, canvas e checklist. Ele foi desenvolvido para que seja fluído, mas depende do tempo das partes envolvidas. Consideramos que o trabalho contribui para que os profissionais da área possam adaptá-lo e utilizar sempre que necessário.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Ivana Cavalcante Saraiva 2022.pdf2.58 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???