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dc.contributor.advisor1Silva, André Luís Silva da-
dc.creatorVivian, Marcelo Fonseca-
dc.date.accessioned2022-10-20T15:12:13Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-10-20T15:12:13Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationVIVIAN, Marcelo Fonseca. Articulação teórico-metodológica entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela Atividade Experimental Problematizada (AEP): uma proposta ao ensino de química. 2022. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7709-
dc.description.abstractOne possibility for the development of the investigative dimension related to the area of Natural Sciences is the use of strategies that permeate the proposition of problem situations or Problem Solving, and experimental activities can show adherence to this theme, especially when related or triggered by problematizations. Accepting this possibility, this work presents a proposal for a didactic sequence based on the association between the methodologies of Problem Solving and experimentation, interfaced by the Problematized Experimental Activity (PEA). Such study/planning is characterized as qualitative and, considering the organization of information and the production of new theoretical emergencies, it also encompasses elements of Bibliographic Research and Exploratory Study. The proposed didactic sequence is organized into five classes, these covering respectively: proposal presentation, problem proposition (Problem 1), problem proposition (Problem 2), theoretical class on processes of separation of mixtures and experimentation based on the PEA. The proposed problems and the PEA, the focus of this problem, use the theme related to the consumption and preservation of water. With regard to the possibilities of approximations between experimentation and Problem Solving envisioned in this work, they are related to the theme present in the proposed problems and in the experimentation, as well as to the PEA characteristic of a problem triggering the experimental activity. Finally, it is evaluated that this proposal is in line with what is intended for High School, in terms of teaching-learning, and is exposed: (i) in the Common National Curriculum Base, where the investigative approach must be provided by open and contextualized challenges or problems, which encourage theoretical and/or experimental solutions, (ii) in the Curriculum Guidelines for High School, in which practical activities should not be restricted to experimental procedures, but allow moments theoretical/practical discussion that help in conceptual understanding and (iii) in the National Curriculum Parameters, in which practical activities should ensure space for reflection, development and construction of ideas, alongside knowledge of procedures and attitudes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectAtividade Experimental Problematizadapt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subjectChemistry Teachingpt_BR
dc.subjectProblematized Experimental Activitypt_BR
dc.subjectProblem Solvingpt_BR
dc.titleArticulação teórico-metodológica entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela Atividade Experimental Problematizada (AEP): uma proposta ao ensino de químicapt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9290363761989934pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0808253492421363pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Goi, Mara Elisângela Jappe-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4134633660161244pt_BR
dc.contributor.referee1Sartori, Paulo Henrique dos Santos-
dc.contributor.referee2Hunsche, Sandra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8275677837912851pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9680419106224563pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação Científica e Tecnológica - 2ª Ediçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoUma possibilidade para o desenvolvimento da dimensão investigativa relacionada à área das Ciências da Natureza consiste na utilização de estratégias que permeiam a proposição de situações-problema ou da Resolução de Problemas, e atividades experimentais podem apresentar aderência a esta temática, especialmente quando relacionadas ou desencadeadas por problematizações. Aceitando-se esta possibilidade, por meio deste trabalho apresenta-se uma proposta de sequência didática balizada pela associação entre as metodologias da Resolução de Problemas e da experimentação, interfaceada pela Atividade Experimental Problematizada (AEP). Tal estudo/planejamento configura-se como qualitativo e, considerando a organização de informações e a produção de novas emergências teóricas, abarca também elementos da Pesquisa Bibliográfica e do Estudo Exploratório. A sequência didática proposta possui organização em cinco aulas, estas abrangendo respectivamente: apresentação da proposta, proposição de problema (Problema 1), proposição de problema (Problema 2), aula teórica sobre processos de separação de misturas e experimentação balizada na AEP. Os problemas propostos e a AEP, atividades foco deste ensaio, utilizam da temática relacionada ao consumo e preservação da água. No que tange as possibilidades de aproximações entre a experimentação e a Resolução de Problemas vislumbradas neste trabalho relacionam-se a temática presente nos problemas propostos e na experimentação, assim como à característica da AEP de um problema desencadear a atividade experimental. Por fim, avalia-se que esta proposta apresenta consonância com o que é pretendido ao Ensino Médio, em termos de ensino-aprendizagem, e está exposto: (i) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), onde a abordagem investigativa deve ser proporcionada por desafios ou problemas abertos e contextualizados, os quais estimulam soluções teóricas e/ou experimentais, (ii) nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCN-EM), nas quais atividades práticas não devem restringirem-se aos procedimentos experimentais, mas permitir momentos de discussão teórico/prática que ajudem na compreensão conceitual e (iii) nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), em que atividades práticas devem garantir o espaço de reflexão, desenvolvimento e construção de ideias, ao lado de conhecimentos de procedimentos e atitudes.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Educação Científica e Tecnológica

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