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dc.contributor.advisor1Medeiros, Igor Baptista de Oliveira-
dc.creatorPires, Fernanda Madruga-
dc.date.accessioned2022-10-14T11:37:25Z-
dc.date.available2022-10-14-
dc.date.available2022-10-14T11:37:25Z-
dc.date.issued2022-08-04-
dc.identifier.citationPIRES, Fernanda Madruga. O discurso das práticas de consumo capilar das mulheres brasileiras com cabelos crespos ou cacheados: a busca pela construção da identidade pessoal. 2022. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração) – Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, Santana do Livramento, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7689-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze how the discursive formation of hair consumption practices of Brazilian women with curly hair occurs. For this, genealogy was used as a method of investigation, with a qualitative approach and exploratory character, through documentary research, participant observation and semi-structured interview. In the documentary research, data were collected on Instagram and Youtube from four digital influencers. The participant observation was carried out based on the researcher's life experience and work as a Curls Consultant, while the interviews were carried out and recorded via the Google Meet platform, with 10 women from the five regions of Brazil, with an enunciative analysis based on Michel Foucault. The main results of the study indicate that for these women the discourse on hair consumption practices is formed through seven statements. The first three: statement of the social bond, statement of availability and statement of maintenance are aimed at the use of straight hair, thus supporting the standard and colonial consumption of this type of hair. In parallel, bringing another discursive position, the following statements emerge: multiplicity, diversity, representativeness, and personalization, which reinforce the use of hair in various ways, that is, straight, brushed, flat iron, or natural. From these statements, discursive practices of resistance are formed that guide changes in the hegemonic discourse, such as the capillary transition, the big chop, and changes in capillary consumption.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas de resistênciapt_BR
dc.subjectAnálise enunciativapt_BR
dc.subjectConsumo capilarpt_BR
dc.subjectCabelos crespos ou cacheadospt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectCurly hairpt_BR
dc.subjectEnunciative analysispt_BR
dc.subjectCapillary consumptionpt_BR
dc.subjectResistance practicespt_BR
dc.subjectDiscourspt_BR
dc.titleO discurso das práticas de consumo capilar das mulheres brasileiras com cabelos crespos ou cacheados: a busca pela construção da identidade pessoalpt_BR
dc.title.alternativeThe discourse of hair consumption practices of Brazilian women with curly or curly hair: the search for construction of personal identitypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Ana Luisa de Souza-
dc.contributor.referee2Oliveira, Amanda Muniz-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEsse estudo teve como objetivo analisar como ocorre a formação discursiva das práticas de consumo capilar das mulheres brasileiras com cabelos crespos ou cacheados. Para isso, utilizou-se a genealogia como método de investigação, com abordagem qualitativa e caráter exploratório, por meio de pesquisa documental, observação participante e entrevista semiestruturada. Na pesquisa documental, os dados foram coletados no Instagram e Youtube de quatro influenciadoras digitais. A observação participante foi realizada a partir da experiência de vida e do trabalho da pesquisadora como Consultora de Cachos, enquanto as entrevistas foram realizadas e gravadas via plataforma Google Meet, com 10 mulheres das cinco regiões do Brasil, sendo a análise enunciativa com base em Michel Foucault. Os principais resultados do estudo apontam que para essas mulheres o discurso sobre as práticas de consumo capilar se forma por meio de sete enunciados. Os três primeiros: enunciado do vínculo social, enunciado da disponibilidade e enunciado da manutenção são voltados para o uso do cabelo liso, sustentando assim o consumo padrão e colonial desse tipo de cabelo. Em paralelo, trazendo outra posição discursiva emergem os seguintes enunciados: da multiplicidade, da diversidade, da representatividade, e da personalização, que reforçam o uso do cabelo de vários jeitos, isto é liso, escovado, com chapinha, ou natural. A partir desses enunciados, formam-se práticas discursivas de resistência que orientam mudanças no discurso hegemônico, como por exemplo a transição capilar, o big chop, e alterações no consumo capilar.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
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